Com roteiro de pelotense, premiado curta-metragem Longe está disponível online

Após uma jornada em 16 festivais e um prêmio internacional, o curta-metragem Longe foi oficialmente lançado pela Paralelas Filmes.

O trabalho, que conta com roteiro e edição da pelotense Juliana Rosa, aborda a LGBTQfobia no contexto de Brasil em meio as eleições de 2018.

Bastidores gravação – divulgação

Com uma equipe toda formada por mulheres, o curta foi produzido entre janeiro e fevereiro de 2019 na Academia Internacional de Cinema de São Paulo (AIC).

‘Longe’ percorreu uma série de festivais nacionais e internacionais e foi premiado no Light and Future International Film Festival, no Texas, na categoria Best LGBTQ Short. Agora está disponível no Vimeo, confira:

A direção do curta é assinada pela carioca Mariana Stolze e o elenco conta com as atrizes Gabriela Moreno e Juliane Arguello. O trabalho ainda tem a produção de Vitória Campos, fotografia de Lívia Aprá, direção de arte de Julie Lobo e design de som de Lívia Reim. Com exceção das atrizes, todas as demais citadas, a exemplo da pelotense, se conheceram durante a realização do curso da AIC.

“Era um curso intensivo, onde aprendemos um pouco sobre todas as áreas do cinema, sempre voltado para prática” explica Juliana. “Com o andar das aulas, criamos afinidades e fui convidada pela pra integrar um grupo só de mulheres”, lembra ela.

Formada em jornalismo na UFPel, Juliana Rosa conta que a produção do curta era um requisito para conclusão do curso. No primeiro dia de aula, a escola deu o tema: “amor nos tempos de cólera”.

O Roteiro

Durante as eleições presidenciais no Brasil de 2018, uma jovem espera sua mãe para jantar. No entanto, uma postagem homofóbica em uma rede social faz ela repensar seu relacionamento familiar. Essa é a premissa do curta-metragem.

A ideia do roteiro partiu de uma conversa entre Juliana e a diretora, em que a última contou algumas experiências familiares enfrentadas na última eleição presidencial. “Decidimos criar uma história pensando no quanto foi doloroso pra algumas pessoas essa revelação homofóbica de pessoas próximas nesse período”, resume a roteirista.

Com o texto em mãos, o grupo alugou um apartamento por dois dias. “No primeiro organizamos toda a direção de arte e passamos os planos. Gravamos ele inteiro, inclusive a externa, no segundo dia”, comenta Juliana sobre o processo de gravação.

Para divulgar o curta, e outros trabalhos produzidos pelo grupo, as seis participantes da produção de Longe fundaram o coletivo Paralelas Filmes. Para acompanhar basta seguir o perfil no intagram @paralelasfilmes.

Ficha técnica – Longe

Direção: Mariana Stolze
Roteiro: Juliana Rosa
Produção: Vitória Campos
Direção de Fotografia: Lívia Aprá
Direção de Arte: Julie Lobo
Design de Som: Lívia Reim
Produção Executiva: Mariana Stolze
Elenco: Gabriela Moreno (Cecília) e Juliane Arguello (Ingrid)
Uma produção Paralelas Filmes, em parceria com Garota Filmes e apoio Academia Internacional de Cinema

Sobre Cassio Lilge 80 Artigos
Jornalista, estudante de História, obcecado por música. Conhece menos atalhos em seu computador que a sua gata.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*