Documentário Casa de Pompas é atração do Cine UFPel desta quinta (27)

Casa de Pompas - Divulgação
O Cine UFPel exibirá nesta quinta-feira (27) às 18h, o curta-metragem Casa de Pompas. O documentário lançado em 2015, com direção de Bruna Fortes e Gabriel Paixão, conta algumas histórias da Empreza de Pompas Fúnebres Moreira Lopes, uma das mais antigas funerárias em atividade no país.
.
A sessão começa com a exibição do filme (10 min) e na sequência haverá tradicional debate. O conversa terá como convidados os dois diretores e a montadora Jacqueline Almeida e será mediada pela professora dos cursos de cinema da UFPel, Cintia Langie. Toda a atividade ocorre de forma online, com transmissão na página do Cine UFPel.
.
Casa de Pompas – Cartaz

Casa de Pompas tem como protagonista o atual proprietário da empresa, Loir Louzada, que com um humor peculiar conta um pouco da vivência no local “onde vive quem veste quem morre”. Em 2016, quando o curta foi exibido no Canal Brasil, a diretora Bruna Fortes explicou ao blog Arte no Sul que “a ideia de fazer o documentário veio realmente da curiosidade de conhecer o lugar”.

A partir disso, começaram as pesquisas e gravações do material que daria origem ao curta. Para o diretor Gabriel Paixão, um dos desafios do trabalho foi entrar no “universo íntimo do documentado”. “Era o lugar de trabalho e de vivência do personagem. O ofício dele foi passado de geração em geração naquele mesmo espaço. Tinha um senso de intrusão a ser desconstruído”, declarou ele ao Cine UFPel.
.
O curta Casa de Pompas circulou em uma série de festivais pelo Brasil, participando da Mostra Gaúcha do Festival de Cinema de Gramado, da Mostra de Cinema do ¡MIRA! Festival de Arte e Cultura, entre outros. Também foi premiado com o 3º lugar na categoria Documentário da 13ª Mostra de Audiovisual Universitário América Latina UFMT e ficando com os prêmios de Melhor Roteiro, Melhor filme e Melhor direção na Mostra Competitiva Universitária do Festival Internacional de Cinema da Fronteira.
.

Ficha técnica
direção: Bruna Fortes e Gabriel Paixão
produção: Jacob Mattos
roteiro: Francine Müller
pesquisa: Adriana Yamamoto e Mateus Neiss
direção de arte: Eduarda Jacobs
direção de fotografia: Lucas Neris
som: Guilherme Correia
montagem: Jacqueline Almeida e Marcos Haas
finalização: Isis Lamas
cartazes: Camila Cuqui

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre Cassio Lilge 142 Artigos
Jornalista, estudante de História, obcecado por música. Conhece menos atalhos em seu computador que a sua gata.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*