Fantaspoa divulga seleção completa de longas de sua 18ª edição


Bob Cuspe

O festival contará com a presença de mais de 70 convidados e terá o japonês Yoshihiro Nishimura como homenageado.

O Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre anuncia os longas-metragens de sua décima oitava edição. A programação completa do evento será composta por 90 longas e 97 curtas, somando um total de 187 filmes que serão exibidos em cinco cinemas de 15 de abril a 1º de maio. Além dos cinemas parceiros, parte da programação do festival poderá ser vista de forma online na plataforma Darkflix/Würlak de 22 de abril a 1º de maio.

E Todos Arderão

A seleção de longas-metragens se divide em cinco diferentes seções competitivas: Internacional; Ibero-Americana; Brasileira; Animações; e “Mondo Bizarro”. Enquanto as três primeiras são recortes baseados nas localizações geográficas de origem das produções, as demais se delimitam por gênero e conteúdo. A mostra de animações, como o próprio nome sugere, faz um panorama das produções que contêm animação de todo o mundo; e a inédita “Mondo Bizarro” se propõe a exibir obras transgressoras e com propostas mais radicais, que exploram suportes, temáticas e formatos diversos e não convencionais. “As segmentações por mostras, com seus diferentes recortes, se propõem a tornar mais claro o cenário da produção mundial de gênero da sétima arte nos últimos anos, sempre com o propósito de desafiar o espectador e mostrar um cinema de qualidade que, lamentavelmente, dificilmente chegaria às telas de cinema se não fossem festivais como o Fantaspoa”, destacam os organizadores João Fleck e Nicolas Tonsho.

Apps

Presente no Fantaspoa, estará o cineasta japonês Yoshihiro Nishimura, cuja carreira será homenageada nesta décima oitava edição. Um dos responsáveis pela difusão no mundo do cinema fantástico oriental nas últimas duas décadas, o mestre foi um dos maiores expoentes recentes do cinema cyberpunk japonês. Com foco em efeitos visuais impactantes e explorando modificações corporais e fusões de carne e metal, Nishimura deu início, junto a nomes como Noboru Iguchi e Yudai Yamaguchi, à onda “splatter-punk” japonesa, que surpreendeu diversos públicos ocidentais com títulos como “Tokyo Gore Police” e “Machine Girl” – que, mesmo com orçamentos limitados, demonstravam a força da criatividade, apresentando mundos paralelos incríveis e muitas vezes horripilantes. Assim, muito mais que criar audiência e entreter o público, Nishimura também demonstrou a possibilidade de realização fílmica independente, estimulando o surgimento de novos cineastas em todo o planeta. Além de homenagear o mestre, o Fantaspoa também será o palco da estreia mundial de seu último longa-metragem, “Holy Mother”.

Cabe destacar, também, os já tradicionais eventos paralelos do festival, que extrapolam as salas de cinema. O Fantaspoa contará com duas festas – dia 23, no Inferninho do Opinião e dia 30, no Barco Cisne Branco; um concurso de fantasias, realizado em parceria com a Noite dos Museus, dia 30 às 20h, no Instituto Ling; e três sessões musicadas, também no Ling. A primeira será realizada no dia 14 de abril, na sessão especial de abertura do evento, com exibição de “Nosferatu”, de F.W. Murnau, e execução ao vivo da trilha sonora original de Carlos Ferreira. Nos dias 19 e 20 de abril, Carlos Ferreira e Fu_k the Zeitgeist tocarão, ao vivo, sua trilha sonora para o filme “Inferno”, em cópia restaurada recentemente deste clássico de Francesco Bertolini, Adolfo Padovan e Giuseppe de Liguoro por décadas considerado perdido.

O evento também oferecerá ao público, gratuitamente, cinco atividades formativas, a serem realizadas no Instituto Ling. Ministradas por profissionais experientes e atuantes na indústria cinematográfica, as atividades abordarão temas variados, como animação, produção, roteiro, assistência de direção e a relação entre teatro e cinema.

Monstruoso

Abaixo, segue lista de 46 longas metragens incluídos na programação do XVIII Fantaspoa. Destes, oito títulos farão sua estreia mundial, quatro serão exibidos pela primeira vez fora de seus países de origem, 13 terão sua estreia na América Latina e 12 terão sua estreia brasileira, reforçando o Fantaspoa como a mais importante janela de exibição de produção cinematográfica do gênero fantástico da América Latina.

O Fantaspoa 2022 é uma apresentação do Ministério do Turismo, da Fantaspoa Produções e do Instituto Ling, e conta com patrocínios do Banricard e da Crown Embalagens.

Confira os 47 longas-metragens que completam a programação previamente anunciada:

A caminho de casa (d. Sebastian Godwin, 2021, Estados Unidos, Première Latino Americana)

O apego (d. Valentín Javier Diment, 2021, Argentina, Première Brasileira)

Apps (d. Sandra Arriagada, Camilo León, Lucio A. Rojas, José Miguel Zúñiga, Samot Marquez, 2021, Chile, Argentina, Première Nacional)

Arquipélago (d. Félix Dufour-Laperrière, 2021, Canadá,  Première Regional)

As almas que dançam no escuro (d. Marcos DeBrito, 2021, Brasil, Première Regional)

Bem-vindos ao inferno (d. Jimena Monteoliva, 2021, Argentina, Première Nacional)

Bob Cuspe – nós não gostamos de gente (d. Cesar Cabral, 2021, Brasil, Première Regional)

Céu vermelho (Gigantes de Metal) (d. Marcelo Leguiza, 2022, Argentina, Première Mundial)

Descaminhos (d. Armando Fonseca, 2022, Brasil, Première Mundial)

Dezenas de nortes (d. Koji Yamamura, 2021, Japão, Première Latino Americana)

O dia de hoje (d. Maxence Stamatiadis, 2021, França, Première Latino Americana)

Os dragões (d. Gustavo Spolidoro, 2021, Brasil, Première Regional)

Duas bruxas (d. Pierre Tsigaridis, 2021, Estados Unidos, Première Nacional)

E todos arderão (d. David Hebrero, 2021, Espanha, Première Internacional)

O espírito sagrado (d. Chema García Ibarra, 2021, Espanha, Première Regional)

A estufa (d. Thomas Wilson-White, 2021, Estados Unidos, Première Latino Americana)

A família (d. Dan Slater, 2021, Canadá, Première Latino Americana)

Holy Mother (d. Yoshihiro Nishimura, 2022, Japão, Première Mundial)

Lagunas, o covil do diabo (d. Marc Carreté, 2022, Espanha, Première Mundial)

Um lugar puro (d. Nikias Chryssos, 2021, Alemanha, Grécia, Première Latino Americana)

A macabra biblioteca do Dr. Lucchetti (d. Paulo Biscaia Filho, 2022, Brasil, Première Regional)

Mandrake (d. Lynne Davison, 2022, Estados Unidos, Première Internacional)

Mascarando limites (d. Johannes Grenzfurthner, 2021, Áustria, Première Nacional)

Um milhão de zumbis: a história de praga zumbi (d. Nicanor Loreti, Camilo de Cabo, 2022, Argentina, Première Mundial)

Monstros e humanos (d. Randal Kamradt, 2021, Filipinas, Première Latino Americana)

Monstruoso (d. Chris Sivertson, 2021, Estados Unidos, Première  Latino Americana)

Morto com glória (d. Marcela Matta, Mauro Sarser, 2021, Uruguai, Première Nacional)

A noite da babá (d. Igna L Vacas, 2021, Espanha, Première Mundial)

Opal (d. Alain Bidard, 2021, França, Première Nacional)

Ponto vermelho (d. Nicanor Loreti, 2021, Argentina, Première Nacional)

A praga (d. José Mojica Marins, 1980, Brasil, Première Latino Americana)

Preman (d. Randolph Zaini, 2021, Indonésia, Première Latino Americana)

PussyCake (d. Pablo Parés, 2021, Argentina, Première Nacional)

Puta merda! (d. Lukas Rinker, 2021,  Alemanha, Première Regional)

Revealer (d. Luke Boyce, 2022, Estados Unidos, Première Internacional)

Segundo sol (d. Rinat Tashimov, 2021, Rússia, Première Internacional)

Seire (d. Kang Park, 2021, Coréia do Sul, Première Latino Americana)

Seu animal! (d. Avid Liongoren, 2020, Filipinas, Première Latino Americana)

Slumber party massacre (d. Danishka Esterhazy,2021, África do Sul, Première Nacional)

Sombras do deserto (d. Tyler Bourns, 2022, Estados Unidos, Première Mundial)

Soul of a Beast (d. Lorenz Merz, 2021, Suiça, Première Nacional)

Tiong Bahru Social Club (d. Bee Thiam Tan, 2020, Singapura, Première Nacional)

Todas as luas (d. Igor Legarreta, 2020, Espanha, Première Latino Americana)

Tokyo gore police (d. Yoshihiro Nishimura, 2008, Japão)

A tristeza (d. Robert Jabbaz, 2021, Taiwan, Première Nacional)

Vampire girl vs. Frankenstein Girl (d. Yoshihiro Nishimura, 2009, Japão)

Verão fantasma (d. Matheus Marchetti, 2022, Brasil,  Première Mundial)

FANTASPOA 2022
de 15 de abril a 01 de maio
*Dia 14 ocorre a sessão especial de abertura, com “Nosferatu: uma sinfonia de horror”, de F. W. Murnau, no Instituto Ling. A sessão terá trilha inédita interpretada pelo músico Carlos Ferreira

Locais de exibição do festival:
Sala Eduardo Hirtz (Cinemateca Paulo Amorim)
Cine Farol Santander
Cine Grand Café
Instituto Ling
Cinemateca Capitólio
Programação online na plataforma Darkflix/Würlak

Links do 18º Fantaspoa:

www.fantaspoa.com

www.facebook.com/fantaspoa

www.instagram.com/fantaspoa

www.youtube.com/fantaspoa

Realização: Fantaspoa Produções e Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo

Patrocínio: Banricard, Instituto Ling e Crown Embalagens

Fonte: Bebê Baumgarten Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*