Gaúcho integra programação do 1º Guirii – Festival Amazônico de Contação de História.

Estreia nesse domingo, 21 de março, às 16h no canal da Fada Inad no YouTube “A Lenda da Vitória Régia – Histórias da Vó Selma”, mais uma obra audiovisual assinada pelo ator e dramaturgo canguçuense Thairone Dorneles.

A obra que está entre as 25 selecionadas de todo o Brasil, tem como plano de fundo uma aldeia localizada próximo ao Rio Amazonas e retrata uma história bastante popular entre os povos da região amazônica.

De acordo com o assessor de imprensa do Festival, Janio Gonçalves, o 1o Guirii – Festival Amazônico de Contação de História, que ocorrerá de 20 (Dia do Contador de História) a 24 de março de 2021, tem como objetivo proporcionar conteúdo artístico e cultural de qualidade para as crianças; propagar a cultura Amazônica e a arte de contar história em todo país; gerar visibilidade nacional para os artistas da Região Amazônica; levar ao público contações de histórias que promovam a conscientização à preservação do meio ambiente, o respeito à diversidade identitária, o acesso ao pluralismo cultural e o contato com a ludicidade; além de também promover ações formativas com especialistas em contação de história. O Festival será transmitido Ao Vivo, através do youtube.com/fadainad.

De acordo com Thairone, produtor do Canal Professor Arteiro no YouTube, o quadro de contação de histórias, protagonizado pela Vó Selma (personagem interpretada por Thairone) tem como objetivo o resgate e a valorização da cultura literária popular, através de releituras de contos e lendas passados de geração em geração.

As obras mesclam elementos de diferentes setores artísticos como teatro, literatura, cinema, música e artes visuais.
“A Lenda da Vitória Régia” foi produzida especialmente para participar da seletiva do festival, que contou com 266 inscrições de 23 estados além do Distrito Federal.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

“Além da sonoplastia e direção de áudio do músico e compositor Gustavo Baldi, que integra a equipe do canal, essa obra contou com duas grandes colaborações. Dividindo o elenco comigo está minha irmã Thaiohana Dorneles, que interpretou a protagonista Naiá e também que integrou a equipe de cenografia da obra, além da parceria valorosa dos músicos e compositores Wilson Paim e Salvador Lamberty que gentilmente permitiram que a composição “Vitória Régia” por eles assinada, fosse regravada pelo elenco para ser a trilha sonora principal da obra.” Relata Dorneles.

A transmissão deste domingo, 21 de março, ocorrerá no canal da Produtora Fada Inad, organizadora do festival, e terá a seguinte programação:

Apresentação – 16h às 17h (horário de Brasília)
1- O Sonho da Tartaruga – Edivaldo Batista (CE)
2- O Pássaro – Bianca Barboza (RJ)
3- O Pequeno Pescador – Lilian Moraes (SP)
4- A Criação da Noite – Kaline Leigue (RO)
5- Histórias da Vó Selma: A Lenda da Vitória Régia – Thairone Dorneles (RS)
Ação formativa – 18h às 19h (horário de Brasília)
Entrevista “A História de um Contador de Histórias” – com Karla Martins (AC)

O 1o Guirii – Festival Amazônico de Contação de História foi beneficiado pela Lei Federal Aldir Blanc (Lei no 14.017/2020), Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel), pelo edital 1a Edição Pacaás Novos (No 80/2020/SEJUCEL-CODEC).

“A Lenda da Vitória Régia – Histórias da Vó Selma”
Quando: Domingo (21/03) às 16h
Onde: No canal da Fada Inad no YouTube youtube.com/fadainad

Quem não conseguir acompanhar a transmissão ao vivo de “A Lenda da Vitória Régia – Histórias da Vó Selma”, poderá conferir a obra que será publicada posteriormente ao término do festival, no canal Professor Arteiro no YouTube, no endereço youtube.com/c/ProfessorArteiro

Sinopse:
Em uma aldeia próxima ao rio Amazonas, uma jovem indígena chamada Naiá passava as noites em claro, contemplando a beleza da lua Jaci. Jaci, por sua vez, gostava de chamar as moças mais belas para enfeitar o céu à sua volta, transformando-as em brilhantes estrelas. Apesar de poder perder a forma humana, Naiá estava disposta a fazer o que fosse preciso para ficar mais perto de seu grande amor.

Ficha Técnica:
Elenco: Thaiohana Dorneles e Thairone Dorneles
Dramaturgia: Thairone Dorneles
Trilha Sonora e Direção de Áudio: Gustavo Baldi
Figurino: Rosane Silva e Thairone Dorneles
Cenografia: Thaiohana Dorneles e Thairone Dorneles
Direção e Edição: Thairone Dorneles
Música “Vitória Régia” – Compositores: Wilsom Paim e Salvador Lamberty

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre Deco Rodrigues 6588 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*