Instituto Estadual do Livro lança quarta edição do Prêmio Minuano de Literatura


Foto Divulgação IEL

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL), em parceria com o Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), lança a quarta edição do Prêmio Minuano de Literatura, em nove categorias.

O objetivo é ressaltar e reconhecer a produção literária gaúcha, contribuindo para sua divulgação e para o incentivo à leitura e à escrita. Na edição 2021, o prêmio terá como patrono o escritor Dilan Camargo.

As inscrições ocorrem de 11 de maio a 12 de julho de 2021. Ao todo são nove categorias: Infantil, Juvenil, Poesia, Conto, Crônica, Ficção Romance/Novela, Ilustração, Texto Dramático e Especial (memórias, biografias, efemérides, turismo, guias, manuais, entre outros). O regulamento e seus anexos estão disponíveis no blog do IEL (ielrs.blogspot.com) ou diretamente por meio do link: https://drive.google.com/file/d/1.

Quem pode participar

Podem participar do prêmio autores nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul, assim como editoras sediadas no Estado. As obras inscritas devem ter sido publicadas no decorrer do ano de 2020.

A Comissão Organizadora será composta por membros do IEL e do Instituto de Letras da UFRGS. As Comissões de Seleção contarão com três membros cada, escolhidos dentre profissionais que atuam na área da literatura e/ou membros da comunidade cultural literária. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia de premiação ou anúncio virtual de premiação no canal de YouTube do IEL, e receberão o Troféu Minuano de Literatura.

Mais informações podem ser obtidas nos e-mails [email protected] ou [email protected], pelo telefone (51) 3314-6450 e WhatsApp (51) 99196-5230.

O patrono

Dilan Camargo – patrono na edição de 2021 – Foto Luís Ventura

Dilan Camargo nasceu em Itaqui, fronteira oeste do RS, em 1948. Autor de dezenas de obras em diversos gêneros, incluindo teatro, conto e composição musical, dedica-se especialmente à poesia voltada para o público infantojuvenil, área em que é um dos mais destacados escritores gaúchos. Foi o patrono da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre (2015). Entre os livros já publicados estão: O vampiro Argemiro (1993); Bamboletras (1998); e BrincRIar (2007).

Prêmio Minuano de Literatura
Inscrições: 11 de maio a 12 de julho
http://ielrs.blogspot.com

Informações de Sedac-RS cultura.rs.gov.br

 

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*