Jane Tutikian ministra aula gratuita de literatura em homenagem as poetas africanas

Foto: Flávio Dutra

A convite do Instituto Ling, a professora e escritora fala sobre a obra de poetisas como Alda Lara, Noémia de Sousa e Conceição Lima, ressaltando temas presentes nas narrativas dessas artistas, como memória, origem e feminino.

A professora e escritora Jane Tutikian ministra uma aula gratuita de literatura em homenagem às mulheres africanas. Em comum, além da origem, são escritoras da língua portuguesa que marcaram seus espaços na literatura mundial.

O encontro marca a sexta edição virtual do projeto Poesia no Ling, destacando a obra de poetisas pioneiras, como Alda LaraAlda Espírito Santo e Noémia de Sousa, até as contemporâneas Paula TavaresConceição Lima e Ana Mafalda Leite. Durante o evento, Jane ainda dará voz a poemas importantes produzidos por essas personalidades, refletindo sobre a cultura africana, seu estilo e legado para a literatura mundial.

A atividade será transmitida ao vivo e gratuitamente pelo Instituto Ling no dia 14 de outubroquarta-feira, às 16h, em plataforma virtual. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

O projeto Poesia no Ling faz uma visita à obra de grandes autores do gênero em aulas mensais com diferentes professores da área. Somente neste ano, a iniciativa já homenageou Pablo Neruda, em aula ministrada por Sergius Gonzaga; a obra poética de Caio Fernando Abreu, apresentada por Márcia Ivana de Lima e SilvaManoel de Barros, em encontro comandado por Fabrício Carpinejar; e Carlos Drummond de Andrade, por Diego Grando. As edições anteriores estão disponíveis no canal do YouTube do Instituto Ling. A atividade é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown EmbalagensFitesa e America Tampas.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre a ministrante desta edição

Jane Tutikian tem mestrado e doutorado com ênfase em Literatura Portuguesa e Luso-Africanas
Crédito da foto: Flávio Dutra

Jane Tutikian é professora de Literatura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e escritora (UFRGS). Possui graduação, mestrado e doutorado pela mesma instituição, com ênfase em Literatura Portuguesa e Luso-Africanas, atuando principalmente com os seguintes temas: literatura, identidade e história. Ficcionista, recebeu vários prêmios literários, entre eles o Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro.

Realizou o Pós-Doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi diretora do Instituto de Letras, Vice-Reitora e Pró- Reitora de Coordenação Acadêmica da UFRGS. No projeto Poesia no Ling, ministrou também os encontros sobre Florbela Espanca e Fernando Pessoa.

Foi patrona da Feira do Livro de Porto Alegre, na edição de 2011. É membro da Academia Rio-Grandense de Letras.

SERVIÇO –  PROGRAMAÇÃO ON-LINE – LITERATURA
Poesia no Ling
Jane Tutikian apresenta a produção das poetas africanas
Dia 14 de outubro, quarta-feira, às 16h
Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br

Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre o Instituto Ling
Com 25 anos de atuação, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura. Criado e mantido pela família Ling, atua em três segmentos: educação, cultura e saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Fonte: Jéssica Barcellos Comunicação

Sobre Deco Rodrigues 6469 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*