Jeferson Tenório é o patrono da Feira do Livro de Porto Alegre de 2020

O romancista e professor Jeferson Tenório será o patrono da 66ª Feira do Livro de Porto Alegre. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (29), em coletiva de imprensa realizada pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) de forma remota, via plataforma Zoom.

Com atividades de 30 de outubro a 15 de novembro, esta será a primeira vez que o principal evento literário da capital será realizado de forma totalmente virtual. Segundo a CRL, Jeferson é o primeiro patrono negro, e o mais jovem a ser escolhido, aos 43 anos. Ele é autor dos livros “O Beijo na Parede”, “Estela sem Deus” e o recém lançado “O Avesso da Pele”.

Sobre o ineditismo do posto ser ocupado por um escritor negro, Tenório destaca: “Não fui escolhido pela cor da minha pele, por ser negro. Mas acho importante a mudança da ideia de que o patrono seria aquele senhor branco com uma certa idade”. O autor aponta ainda teve uma postura crítica à Feira do Livro “quando eu percebia que eu fazia parte de uma parcela da sociedade que não se via representada”, explica.

Para acompanhar a programação da 66ª Feira do Livro de Porto Alegre e outras informações sobre o evento sigas os canais oficiais:
Instagram: @feiradolivropoa
.

Sobre o patrono

Foto Carlos Macedo – divulgação

Nascido no Rio de Janeiro e radicado em Porto Alegre, Jeferson Tenório é graduado em Letras pela UFRGS e atua como professor na rede privada de ensino da capital gaúcha. É Mestre em Literaturas Luso-africanas, pela mesma Instituição, e atualmente, é doutorando em Teoria da Literatura na PUCRS.

Como escritor, conquistou diversas premiações, entre elas a Menção honrosa no 19º Concurso de contos Paulo Leminski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005); o 15º Concurso Poemas no ônibus e 3º Concurso Poemas no trem, da Prefeitura de Porto Alegre (2008); além de receber os prêmios de Livro do Ano, para O beijo na parede (2014) e Estela sem Deus (2018). Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol.

Seu mais recente lançamento, O Avesso da Pele (2020), já teve os direitos de adaptação comprados para o cinema, assim como os direitos de publicação vendidos para Itália e Portugal.

Com informações do site https://literaturars.com.br/

Sobre Cassio Lilge 167 Artigos
Jornalista, estudante de História, obcecado por música. Conhece menos atalhos em seu computador que a sua gata.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*