Juremir Machado fala sobre o futuro da leitura no Instituto Ling em Porto Alegre

Na próxima quinta-feira, dia 21 de outubro, o jornalista e escritor apresentará palestra que questiona o fim dos livros físicos.

Foto Divulgação

O jornalista, escritor, tradutor e professor Juremir Machado é o convidado da última edição do Ciclo Ciência Fora da Caixa neste ano. O projeto, que promove mensalmente encontros para compartilhar conteúdos sobre diferentes temas a partir de abordagens inovadoras, agora vai discutir o futuro da leitura.

Com a palestra Será mesmo o fim dos livros físicos?, Juremir falará sobre como as mudanças tecnológicas impactaram nas maneiras de se consumir literatura, apresentando dados da crise no mercado editorial e trazendo novas perspectivas para o cenário literário.

A atividade acontece na próxima quinta-feira, dia 21 de novembro, às 19h30. Os ingressos custam R$ 80 e podem ser adquiridos no site www.institutoling.org.br ou na bilheteria do centro cultural.

Além de ser formado nos cursos de jornalismo e história através da PUCRS, Juremir Machado é doutor em Sociologia pela Universidade Paris V, René Descartes, Sorbonne. Como jornalista, atuou como correspondente no jornal Zero Hora, teve passagem pela revista Isto É e colaborou com a Folha de São Paulo.

Hoje, trabalha como colunista no jornal Correio do Povo, em que assina uma coluna seis dias por semana, e é comentarista diário da Rádio Guaíba. Além do doutorado na Sorbonne, seguiu os cursos de Pierre Bourdieu e Umberto Eco no Collège de France.

PALESTRA
Será mesmo o fim dos livros físicos?
Com Juremir Machado
Dia 21 de novembro, quinta-feira, às 19h30
Instituto Ling (Rua João Caetano – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Inscrições: R$ 80,00

Pontos de venda
Online: https://institutoling.org.br/agenda-cultural
Instituto Ling: de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

Informações:
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: O Instituto Ling possui estacionamento pago, com 40 vagas, e bicicletário gratuito em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

Transporte coletivo: O transporte coletivo de Porto Alegre conecta o centro cultural a diversas regiões da cidade de Porto Alegre. As linhas de ônibus mais próximas são: T2, T2A, T11, T11A, T12, T12A, T13, 344.2, 432, 671 e a lotação João Abbot.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 05 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Ação educativa: o Instituto Ling conta com uma equipe de monitoria dedicada a realizar Ações Educativas para escolas ou grupos. As ações acontecem através de visitas guiadas e oficinas especialmente desenvolvidas a partir dos temas relacionados ao acervo e à exposição em cartaz. Também é possível realizar visitas técnicas, com foco no projeto arquitetônico e paisagístico do centro cultural. Para agendar uma visita, escreva para o e-mail educativo@institutoling.org.br ou ligue para (51) 3533-5700. Às instituições públicas ou filantrópicas, o centro cultural também oferece transporte gratuito, de acordo com a disponibilidade de agenda.

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura. O Instituto Ling atua em três segmentos: Educação, Cultura e Saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Fonte: Jéssica Barcellos Comunicação

Sobre Deco Rodrigues 6164 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*