Marítimas: uma zine feminista invadiu a praia e vai conquistar a internet

ilustra_colagem de Juliana Blasina

Com lançamento previsto para a segunda quinzena de março, a revista literária Marítimas divulgou, no dia 03 de março, o resultado da chamada para publicação no seu volume de estreia.

ilustra_colagem de Juliana Blasina

Aberta em janeiro, a primeira chamada da zine recebeu um total de 58 trabalhos, entre poemas, fotografias, contos, crônicas e ilustrações. Vinte e quatro autoras de Rio Grande e região sul foram selecionadas para compor o primeiro volume da revista que soma 35 trabalhos sob o tema “à deriva: mulheres no isolamento e do isolamento nas mulheres”. São elas:

Aliana Aghinoni (crônica), Annabel Laurino (conto), Bianca De-Zotti (poesia), Bianca Morais (crônica), Bruna F. Lemos (conto), Camila Martins (fotografia), Caroline Azevedo (fotografia), Daniela Delias (poesia e fotografia), Giulia Guadagnini (poesia), Jesline Cantos (poesia), Juliana Votto Cruz (crônica), Karina Macedo (poesia), Karoline Saadi (fotografia), Larissa Santos (poesia), Lilian Guedes (ilustração), Lorena Dias (conto), Maria Arita Garcia (conto), Nicolli Gautério (fotografia), Patrícia Silveira (poesia), Paula Canabarro (conto), Paula Martins (crônica), Regina Coimbra (ilustração), Sheila Chaves (conto e ilustração) e Suzielli Mendonça (ilustração).

O lançamento ocorrerá, em breve, pelos canais da zine nas redes sociais e pelo blog: zinemaritimas.blogspot.com.

Zine Marítimas. Revista literária digital, de Rio Grande
Quando? segunda quinzena de março
Onde? internet (leitura e download gratuitos)
Link: https://zinemaritimas.blogspot.com/

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre a Revista

Criada em janeiro de 2021, Marítimas se apresenta “como o movimento periódico e potente das águas do mar”. Uma zine feminista, fundada em Rio Grande por Juliana Blasina (poeta; ativista cultural, mestranda em letras pela FURG (@blasina_ju), Lidiane Dutra (ilustradora, professora e mestre em educação ambiental pela FURG (@lidydutra) e Suellen Rubira (professora, doutora em letras, também formada pela FURG (@wecanbereaders), com o objetivo de reunir e publicar textos e ilustrações produzidas por mulheres em suas pluralidades.

Segundo a tríade editorial, a zine representa um movimento de resistência e transformação: a construção de um espaço de pertença onde as mulheres artistas possam se expressar sem ter que pra isso se submeter ao crivo masculino opressor, (ainda) presente em muitos dos meios de publicação artístico-literários.

O projeto prevê a publicação digital gratuita da revista, com periodicidade trimestral, e a possibilidade de versões impressas da mesma, se houver fomento. Para ler e/ou participar das chamadas futuras, siga a Marítimas nas redes sociais:
IG: @zine.maritimas
FB: @zinemaritimas

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

ilustra_colagem de Juliana Blasina
Sobre Deco Rodrigues 6703 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*