Escritores pelotenses levam seus livros ao Lindóia

Devido a previsão de chuva para este sábado, 7 de setembro, a feira itinerante será realizada no sábado seguinte, 14 de setembro.

A feira itinerante #EuLeioPelotas Por Aí, do Coletivo Autores de Pelotas, integra a programação da Semana do Livro e da Literatura do bairro da zona norte.

No sábado, 14 de setembro, escritores do Coletivo Autores de Pelotas vão levar seus livros ao evento de abertura da Semana do Livro e da Literatura do Lindóia, uma iniciativa do projeto Bem Viver Lindóia. Das 14h às 17h, diversos autores estarão pela pracinha da Cancha, conversando com moradores e disponíveis para autografar seus livros.

Estarão à venda, mais de 30 títulos de diversos gêneros literários, com preços bem mais baixos que os vendidos nas livrarias – descontos de até 25%.

Foto Arquivo Coletivo Autores de Pelotas

“Acho que a frase da música ‘Nos bailes da Vida’, do Milton Nascimento, tem tudo a ver com a proposta do Coletivo: ‘Todo artista tem de ir aonde o povo está’. Para nós, que buscamos a valorização do escritor local, participar de feiras nos bairros é fundamental para conquistar um novo público e ficar mais conhecidos na cidade, mas, sobretudo, para incentivar a leitura, que é o maior objetivo do Coletivo”, explica o escritor Deco Rodrigues, criador da marca “EuLeioPelotas”, que representa o grupo. “Essa convivência por algumas horas entre os escritores, durante esses eventos, sempre rende ótimas conversas e novas ideias para o Coletivo também”, destaca.

Rodrigues foi o contato inicial com os coordenadores do projeto Bem Viver Lindóia, Aline Maciel e Denis Ribeiro. “Nós já queríamos fazer uma biblioteca no postinho do Lindóia, algo para sair do Centro e levar os livros para a periferia, e o evento do Coletivo na Cohab Tablada nos inspirou para organizarmos a Semana do Livro e da Literatura no bairro”, conta Aline, bacharel em Artes Cênicas (UFSM) e produtora cultural, realizadora do evento Piquenique Cultural, de 2012 a 2017.

Aline diz que, além de valorizar o livro impresso em ‘um mundo muito virtual’, e da importância de estimular o conhecimento e o envolvimento com a palavra, através da leitura da poesia, do conto, do romance, dos quadrinhos, da fotografia, acredita que a participação de integrantes do Coletivo Autores de Pelotas fará toda a diferença. “O autor estar junto e poder falar pessoalmente sobre a sua obra e a sua inspiração, a quem se interessar… isso é que é muito legal”, diz Aline.

Durante a tarde de sábado, haverá um posto de arrecadação de doações de livros, revistas e gibis para a minibiblioteca Bem Viver Lindóia, que será implantada na UBAI Cohab Lindóia – a inauguração ocorre na quinta-feira (12), às 15h. Ao longo da semana, haverá Varal de Poesias e Contação de histórias, na EEEF Franklin Olivé Leite, entre outras atividades.

Foto: Moizes

Criado em fevereiro de 2019, o Coletivo Autores de Pelotas conta atualmente com mais de quarenta integrantes. Mais informações sobre os autores e seus livros e as ações do Coletivo podem ser encontradas no Facebook Eu Leio Pelotas e no Instagram (@euleiopelotas).

Foto da capa/destaque: Moizes

Uma resposta para “Escritores pelotenses levam seus livros ao Lindóia”

  1. Parabens ! muito boa a ideia de estar junto ao povo , um abraço para todos e obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *