Livro sobre história do negro no futebol gaúcho será lançado em Porto Alegre

O historiador e pesquisador José Antônio dos Santos lança, nesta quinta-feira (21), às 19h, o livro “Liga da Canela Preta: a história do negro no futebol”.

Foto Divulgação

O evento, que contará com um seminário sobre Racismo no futebol, será realizado na Centro Cultural da UFRGS e tem entrada gratuita.

O evento é uma parceria da Diadorim Editora, com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol. Além do autor do livro, participam do debate o ex-árbitro e comentarista, Márcio Chagas, o diretor-executivo do Observatório, Marcelo Carvalho, e a diretora do Museu da UFRGS, Claudia Aristimunha (mediadora).

O dia escolhido é simbólico, já que a Organização das Nações Unidas estabeleceu o dia 21 de março como o Dia Internacional contra a Discriminação Racial. A data é uma referência ao Massacre de Sharpeville, ocorrido na cidade de Johanesburgo, na África do Sul, em 1960.

Resultado de pesquisa de seis anos, o livro investiga uma das passagens menos documentadas do futebol gaúcho: a história dos clubes e associações esportivas que, na primeira metade do século XX, promoveram campeonatos de futebol onde o povo negro era o protagonista. “Liga da canela preta – A história do negro no futebol” pode ser adquirido no site da editora: http://www.diadorimeditora.com.br.

Seminário Racismo no futebol + lançamento livro Liga da Canela Preta
Quando? 21 de março de 2019, quinta-feira
Horário? 19h
Onde? Centro Cultural da UFRGS – Porto Alegre
Evento Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *