10 bandas pelotenses se unem em festival virtual para ajudar estúdio Bokada


Marcelo Rubira - frame doc The Conqueror Worm e a Pandemia

Uma casa simples localizada em uma esquina nas estreitas ruas do bairro Areal é o local por onde uma parcela significativa da música independente, produzida nos últimos anos em Pelotas e região, ganhou forma. O Estúdio Bokada, de propriedade de Marcelo Rubira, é um espaço para ensaios, gravações e, mais do que isso, um ponto de cultura da cidade.

Postmortem em gravação no Bokada

Lá foram gravados discos de importantes bandas do rock da zona Sul como Mato Cerrado, Laboratório Suicida, Escöria, Postmortem Inc, entre outras. Mais do que apenas um estúdio, a casa da Alberto Pasqualini, onde Rubira mora com o filho (Ritinhooooo!), é um espaço para troca de informações, confraternização e pequenos eventos.

Com a escassez de casas que recebam shows autorias na cidade, Rubira abriu e adaptou seu pátio para ser palco de pequenos festivais com bandas locais. A casa também já serviu como local de hospedagem para artistas vindos de fora. Por fim, o Bokada funciona ainda como uma produtora, capaz de colocar Pelotas na rota de bandas das mais diversas partes do país e do planeta (visto que já passaram por aqui nomes undergrounds de países como Colômbia, Espanha, China, entre outros).

Com a pandemia do coronavírus e a consequente interrupção de shows e eventos, o movimentado estúdio teve uma significativa queda de procura. Rubira, que também trabalha colocando som em festas particulares, viu sua renda despencar nos últimos meses.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Um tributo ao Rubira

Pensando em ajudar aquele que tantas vezes já ajudou os artistas da região, o Coletivo Apoie o Movimento Underground (AMU) propôs um festival virtual para impulsionar uma campanha de arrecadação de grana. Um dos organizadores, Douglas ‘Tio’ Jardim destaca que a live será uma boa oportunidade de conferir apresentações de bandas independentes de Pelotas, que também vivem um momento de baixa atividade.

Laboratório Suicida é uma das atrações

Desde início da pandemia, há mais de um ano, bandas como Street Cats e Laboratório Suicida não tiveram mais oportunidade de realizar qualquer tipo de apresentação. Com discos recém lançados, as bandas Freak Brotherz e Postmortem Inc ainda não puderam apresentar as músicas novas em formato ao vivo.

Neste sábado (01), o público poderá matar um pouco da saudade do rock pelotense e do estúdio Bokada. A partir das 17h, o canal Outras Vozes no YouTube transmite os shows das bandas: Camaueibe, Astronautas Marcianos, Street Cats, Consentrio, Laboratório Suicida, Freak Brotherz, Marinas Found, Postmortem Inc, Alice Chains Tributo e Black Sabbath Tributo.

Para evitar aglomeração no estúdio, a organização montou um esquema em que metade das bandas se apresentam ao vivo e a outra metade apresenta sessões previamente gravadas. Douglas destaca ainda o apoio de Luciano Matuck, que será o responsável pela técnica da transmissão, Esmute Rodrigo Farias, no áudio, e Pietro S nas artes do evento.

O músico e produtor Bruno Añaña, vocalista da Postmortem Inc, descreve Rubira como um cara incansável, que sempre dá um jeito de fazer a coisa acontecer. “Pelotas tem muita sorte de ter o Marcelo Rubira. Acho que toda cidade deveria ter um Marcelo Rubira”, complemente.

Como Ajudar?

As colaborações, de qualquer valor, podem ser feitas na vakinha criada no site abacashi (clique aqui). Ou via Pix 53-984170347 (Marcelo Rubira Souza).

LIVE – Vakinha Do Gordão (Um tributo ao Rubira)
Quando: sábado, dia 01/05
Horário: 17h
Onde: Canal Outras Vozes
Evento: facebook.com/events/1390552081305496

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*