Alpargatos lança a inédita “Solar Nº2”, primeiro single ao vivo da banda

Capa: Moa Gutterres

A banda porto-alegrense Alpargatos lançou seu primeiro single ao vivo nesta saxta-feira, 4 de dezembro. O primeiro lançamento é Solar Nº2 e está disponível para audição nas plataformas digitais de streaming.

Alpargatos – Som no Salão – Foto: @viniangeli

A canção foi gravada em uma apresentação ao vivo feita em 2019 no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e está sendo lançada pelo selo Escápula Records.

O registro foi feito durante a única vez em que a banda apresentou a faixa na companhia de naipes de metais, inseridos durante o ensaio da apresentação. Bruno dos Anjos conta que a nova configuração emocionou a todos quando executada, inclusive aos músicos. No momento em que nos encontramos, a canção é quase que premonitória ao falar sobre isolamento, angústias e incertezas.

A composição é de Afonso Antunes, principal letrista da banda, “uma pessoa que já passava boa parte do tempo em casa, num ritmo mais contemplativo e reflexivo. Com a pandemia a letra se ressignifica bastante, já que esses hábitos passam a ser da maioria das pessoas”, conta Bruno.

“Solar Nº2” é contemplativa (Tudo bem / se hoje eu não sair / amanhã quem sabe) e o arranjo acompanha este estado de “marasmo ou inércia do sujeito”, mas vai tomando proporções mais enérgicas, adentrando os pensamentos dele e se intensificando. Por fora a calma, por dentro um turbilhão de pensamentos (O que você vai fazer mais tarde / quando o sol sair pra dançar), tendo como final um instrumental bastante agitado.

O single é a única canção inédita que também será gravada para o álbum da Alpargatos, ainda sem data de lançamento. As produções do primeiro disco da banda foram interrompidas pela pandemia do novo coronavírus. Por conta da limitação, foram iniciadas pesquisas de materiais que não tinham destino certo – até agora. Assim surgiu a ideia do EP ao vivo, que é o primeiro lançamento do quarteto após os EPs da chamada “Trilogia dos Erros”, formada por Rodovia do Parque, Essa Cidade Cheia de Heróis e O Chão É Lava. Além disso, a banda trata o futuro quarto EP como um presente aos fãs, sempre tão participativos e empolgados, principalmente nos shows: “(Queremos) recriar aquele ambiente, aquela atmosfera, mesmo que só virtualmente, de forma que o público conseguisse botar os fones, fechar os olhos e se imaginar naquele show”, explica Bruno.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Capa: Moa Gutterres

O projeto gráfico de “Solar Nº2” foi feito pelo cartunista gaúcho Moa Gutterres, que criou a capa do single enquanto ouvia a canção, se deixando levar pelo sentimento que ela passava. Antes da pandemia, ele desenvolvia um projeto artístico que consistia em desenhar bandas durante suas apresentações ao vivo. O primeiro encontro entre Moa e Alpargatos se deu em um show no Ocidente, lugar clássico da cena cultural da capital gaúcha. Na ocasião da apresentação de “Solar Nº2”, ele também estava na plateia, juntamente do coletivo Banda Desenhada, que após o show expôs no saguão do auditório seus desenhos feitos durante a apresentação.

 Além de “Solar Nº2”, será lançado em janeiro o single “Alô”, também como prévia do EP, que deve chegar ainda no primeiro semestre de 2021 a todas as plataformas digitais de streaming.

Single ao vivo “Solar Nº2”, da banda Alpargatos
Ouça: plataformas digitais de streaming
Redes sociais da banda: Instagram (@alpargatos) e Facebook (/Alpargatos)

Ficha Técnica:

Solar Nº2
(Gravadas ao vivo no Salão de Atos da UFRGS em novembro de 2019)
Vocal e guitarra: Afonso Antunes
Guitarra e sintetizador: Bruno dos Anjos
Baixo e programações: Leonardo Braga
Bateria: Pedro Nectoux
Trompete: William Paim
Trombone: Anderson Chaves
Sax: André França
Percussão: Felipe Santos
Gravação e masterização: Lauro Maia
Mixagem: Leonardo Braga

Capa: Moa Gutterres
Direção Artística: Mariana Sartori

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Fonte: Claudine Zingler

Sobre Deco Rodrigues 6560 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*