Alpargatos lança clipe de “Pombais”, encerramento de “O Chão É Lava”

Divulgação

Vídeo dirigido por Kim Costa Nunes explora as tensões entre o corpo e o caos e expande seu significado a partir dos desdobramentos da pandemia Coprodução entre o coletivo de audiovisual Carne Viva e OCorre Lab, laboratório de produção musical, surge o videoclipe de Pombais, terceira faixa do EP “O Chão É Lava”, da banda gaúcha Alpargatos. O clipe aprofunda a distopia e as crises vividas internamente, enquanto se balança sobre a linha fronteiriça “entre o corpo e o caos”.

Divulgação

Dezembro de 2019 foi o mês escolhido para as gravações e, mesmo captado antes da pandemia que viria a assolar o mundo, o trabalho audiovisual exibe um sinal dos tempos. Sentimentos de desorientação, ansiedade e estresse se tornaram comuns e tendem a ser ainda mais recorrentes no momento atual. “A tensão explorada pelo clipe, entre “caos/calmaria, barulho/silêncio, multidão/solidão, se relaciona muito com essa gangorra de sentimentos que é estar trancado em casa lembrando do passado e tentando projetar um futuro incerto”, segundo Bruno dos Anjos, produtor executivo e membro da banda.

O sentimento de angústia é construído desde a escolha cuidadosa das locações até os movimentos de câmeras e a montagem final. A avenida movimentada do centro de Porto Alegre (que já apareceu no premiado EP Visual “Essa cidade cheia de heróis”) em que a protagonista interpretada por Paula Souza caminha sem rumo após receber alguma notícia no celular contrasta com a imagem da mesma personagem meditando em paz sentada na areia, em um local que posteriormente descobrimos ser bastante caótico.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Divulgação

Bruno dos Anjos conta que logo na primeira reunião com Kim Costa Nunes, diretora, roteirista e fotógrafa, já surgiram imagens que viriam a integrar o videoclipe: “um não-lugar meio paradisíaco e calmo sendo invadido por uma retroescavadeira, enquanto uma personagem medita sem perder a concentração no som da vibração de uma tigela tibetana”, criando a ambiência de um mantra e que também está presente na gravação da música. Ao pesquisar, Kim encontrou a locação perfeita: “um areal gigante e em funcionamento que ficava às margens do Lago Guaíba bem ao lado da ponte onde inicia a Rodovia do Parque”, em Porto Alegre. Este é um cenário com facetas diversas e no clipe pode-se notar a brincadeira feita usando ângulos de imagens diferentes, por vezes lembrando uma praia ou um deserto e em outros momentos remetendo às ideias de exploração (humana ou não).

“Pombais” finaliza o EP “O Chão É Lava” (2018, Escápula Records) e melodicamente se apresenta mais singela e melancólica, valorizando sentimentos cotidianos, mas que não são menos intensos. O trabalho, por sua vez, é o encerramento de uma trilogia de EPs desenvolvida pela Alpargatos, que se atentou à relação entre indivíduo e cidade. Nele, a banda versa sobre a indiferença e o esgotamento psicológico, depois de ter experienciado sentimentos mais otimistas, em “Rodovia do Parque” (2015), de pessimismo e resistência, em “Essa cidade
cheia de heróis” (2017).

O clipe é dirigido por Kim Costa Nunes, integrante do coletivo Carne Viva, que já dirigiu e fotografou clipes para artistas como Saskia e Filipe Catto. Paula Souza é atriz de teatro e cinema desde 1998, tendo participado de filmes premiados em festivais como o de Gramado.

Ouça Alpargatos
http://bit.ly/alparspotify
http://bit.ly/alparsoundcloud
http://bit.ly/alparpalcomp3

Siga Alpargatos
http://bit.ly/alparfb
http://bit.ly/alparinsta
http://bit.ly/alpartwitter

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

FICHA TÉCNICA
Uma coprodução Carne Viva & OCorre Lab
Roteiro, Direção & Fotografia: Kim Costa Nunes
Elenco: Paula Souza, Isabela Piva e Leonardo Braga
Direção de Produção: Bruna Furtado
Câmera: Gil Tuchtenhagen
Assist. de Câmera: Clara Martins
Assist. de Direção: Ariane Correa
Assist. de Produção: Isabela Piva
Maquiagem: Fran Vieira
Figurino: Bruna Furtado
Segurança: Moisés
Edição: Fábio Spolti & Dani San
Correção de cor: Dani San
Animação créditos: Mariana Sartori
Desenho de som: Leonardo Braga
Fotografia Still: Bruno dos Anjos
Apoio: Bandits Films & Areal Sul
Agradecimentos: Lucas Barth e Theo Tajes

Fonte: Claudine Zingler

Sobre Deco Rodrigues 6469 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*