Apresentação de documentário encerra o projeto VERAFRO dia 30 de março

MiniDoc VERAFRO - Anelise De Carli

O VERAFRO – Verão Afro Performativo Pretagô Espiralar Encruza arejou a cidade. Sacudiu as folhas que estavam no chão, espalhou arte e afeto, reflexões e propostas para seguir o caminho pela arte.

Em três meses intensos, o festival propôs oficinas de funk para crianças, literatura, dança, teatro. Levou aos seus canais entrevistas com artistas e pesquisadores, debates sobre a cena negra na atualidade, leituras dramáticas. Os artistas dos grupos Pretagô e Espiralar Encruza, reunidos, abriram possibilidades e estratégias de criação de futuros cênicos para Porto Alegre.

MiniDoc VERAFRO – Anelise De Carli

O documentário VERAFRO: futuros negros no sul do Brasil narra todo o processo de realização do projeto a partir do encontro desses dois grupos, no verão pandêmico de 2021. A narrativa traz o processo de criação, gestão, produção de um evento artístico pautado pelas vidas e experiências de jovens artistas, negros e negras, que habitam nossa cidade e o mundo. Um imaginário positivo e vivo alçado em espaços de decisão e poder que promovem para Porto Alegre a criação de novos caminhos cênicos, contrapostos aos modelos hegemônicos.

No dia 30, dia em que o projeto tem seu final, será apresentado este mini doc no canal do YouTube. ‘Dirigido coletivamente pelos dois grupos e por Thiago Lazeri, esse trabalho poético visual é bastante experimental e tem como fio condutor o próprio festival e seus desdobramentos. É arte negra na pandemia, inspirada no afrofuturismo e realizada em um local de produção artística segura, trazendo fortalecimento e subjetividade’, afirma Thiago Pirajira, integrante do Pretagô.

VERAFRO Verão Afro Performativo Pretagô Espiralar Encruza
– Estreia mini documentário VERAFRO / Youtube

30 de março, 20h

*Após a estreia do documentário vai rolar o Encerramento VERAFRO com live em formato de festa e a presença de com DJ Suelen. A festa será realizada pela plataforma Zoom e aberta ao público com acesso gratuito.

Financiamento:
Secretaria de Estado da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo do Governo Federal # LEI ALDIR BLANC – edital 09/2020 da SEDAC RS para ser realizado com recursos da Lei n. 14.017/2020

Gestão e coordenação:
UTA Produções – Thiago Pirajira

Redes VERAFRO:
Facebook: www.facebook.com/projetoverafro
Instagram: @projetoverafro
YouTube: www.youtube.com/verafro

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Fonte: Bebê Baumgarten Comunicação

Sobre Deco Rodrigues 6588 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*