Art&Dança lança videodança, workshops e mentorias online e gratuitas


Didi Pedone - CCMQ

Dando sequência às ações culturais do seu novo projeto, o grupo gaúcho Art&Dança disponibiliza à comunidade o videodança Stalos de Mim, abrindo espaço também para a formação de público e novos artistas em videoworkshops em seu canal do YouTube e no site www.art.danca.com, além de mentorias online e gratuitas (inscrições de 12 a 19/07).

A produção audiovisual convida ao autoconhecimento por meio das sensações corpóreas expressas nos movimentos das bailarinas Carini Pereira (diretora da Art&Dança) e Didi Pedone (educadora corporal, com prêmios Açorianos e Quero-Quero) e do traçado da desenhista Mônica Sofia (mestre em Poéticas Visuais, trabalhos na Bienal Têxtil, Casa Cor e Museu de Arte Contemporânea).

Carini Pereira – Teatro SESC

A pré-estreia do videodança contou com live especial no canal do YouTube do Art&Dança em 1º/08, reunindo a equipe do projeto, dirigida pela artista e pesquisadora Fabiana Saikoski. Na oportunidade, os internautas puderam conferir em primeira mão a exibição dessa obra híbrida e acompanhar o bate-papo do elenco e convidados, como a diretora de Linguagens Culturais e Eventos da Secretaria de Cultura de Canoas (RS), Cristina Pereira (também fundadora da Art&Dança) e a agente de Cultura e Lazer do Sesc Canoas, Simone Luz, além de professores e artistas, como Larissa Sanguiné, Luciane Coccaro, Wil Freitas, Mickael Ramos e Angela Spiazzi. O evento online teve tradução em libras de Lenon Tarragô (pedagogo, ator, dançarino e drag queen).

“Este videodança tem tudo a ver com o momento que estamos vivendo. Trabalha processos, solitude, autoconhecimento e superação de crenças limitantes”, afirma Fabiana Saikoski, que também é idealizadora do projeto. Cristina Colares elogiou a iniciativa. “A Art&Dança está aí, foi um conjunto da obra apresentada, com o espetáculo e uma tela com tantos convidados incríveis. Pudemos nos deter na obra e nos depoimentos. Parabéns, sucesso e vida longa a esse trabalho tão bem conduzido pela Fabi e a Carini.”

A gestora do Sesc Canoas (RS) considera um trabalho muito forte e emocionante. “Há uma certa poesia, com esses corpos femininos em que tudo fala, até mesmo a câmera dança com eles. Isso tem potência, linguagem, discurso. Nesse momento de isolamento, em que tantas coisas somos impedidos de fazer, vocês marcam presença e deixam a mensagem por meio desses sentidos aguçados ao ouvir os sons do corpo estalando, o ruído do lápis desenhando e sentir a Luz do sol entrando na janela. Vida longa a todos os artistas, porque são maravilhosos.”

Carini, Didi e Mônica passaram inicialmente por um processo de sensibilização, em sessões individuais de consciência corporal conduzidas por Fabiana, com técnicas de respiração, meditação e terapias corporais. “Elas puderam ampliar sua conexão com as emoções em nível de memória celular e energética, acessando sentimentos de opressão, limitação de expressões corporais e superação, explorados em movimentos de expansão e meditações ativas”, explica a pesquisadora.

Na etapa de criação, as artistas receberam um roteiro semelhante às vivências experimentadas e tiveram autonomia para expressar a sua arte. A captação de imagens por Felipe Paes e gravações também de Adriano Dplay e Gabriela Policastro aconteceram em sessões artísticas no Sesc e Yoga Studio Flow, ambos em Canoas, e na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, realizadas nos meses de abril, maio e junho, respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19. A edição e a pós-produção dos vídeos foram realizadas por Gabriela Policarpo.

O resultado desta produção audiovisual híbrida pode ser conferido pelo link https://www.youtube.com/watch?v=L4PwwBRK1Fk. Veja também fotos, vídeos, apresentação da equipe, bastidores e relatos das artistas, entre outros materiais em www.artdanca.com/stalosdemim e no Instagram @art.danca.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Workshops e mentorias

A partir de 5/07, acontece ainda a exposição gratuita e permanente de 4 videoworkshops sobre técnicas utilizadas no videodança Stalos de Mim no canal do YouTube da Art&Dança:

  • Produção cultural– reflexões sobre o fazer cultural e estruturas básicas de projetos culturais para produtores e artistas independentes, com Fabiana Saikoski. Aborda desde a concepção, pré-produção, produção e pós-produção até possíveis desdobramentos.
  • Experimentação em dança – proposta de dança híbrida com base nas movimentações de Hip Hop e de Dança Contemporânea, com Carini Pereira. Tutorial de dança para a música “Crazy” (Gnarls Barkley) – Angela Ricci, na qual a coreógrafa faz algumas considerações sobre como cuidar e preparar o corpo para a dança a partir de uma compreensão somática.
  • Axis Syllabus… e alguns impulsos orgânicos, com Didi Pedone. Através da compreensão da anatomia geral da coluna vertebral e seus principais encaixes, poderemos mergulhar neste oceano de possibilidades mecânicas e sensoriais que formam e expressam a nossa matéria física, para, assim, criarmos questionamentos sobre nossos reflexos mais primitivos e suas consequências.
  • Conceito de vazio na arte– reflexões a partir das Artes Visuais, com Mônica Sofia. Partir do nada, da folha em branco para desenhar, coloca o artista em um espaço de desafios e possibilidades. Com essa observação, percorre-se esse conceito dentro do processo criativo. Ao mesmo tempo em que no ocidente o vazio indica o nada, com a contemplação passiva, no oriente encontramos o MA, o vazio como campo ativo e fértil para a criação.

Serão oferecidas também mentorias online e gratuitas de imersão artística, com Carini Pereira, e de produção cultural, com Fabiana Saikoski, a partir de 22/07. As inscrições ocorrerão de 12 a 19/07, com 4 vagas voltadas a novos artistas (preferencialmente mulheres, LGBTQ+ e pessoas em áreas de vulnerabilidade).

Uma live de tira-dúvidas será realizada no Instagram do grupo canoense em 14/07, às 20 horas, também em libras. A divulgação dos selecionados está prevista para 21/07, sendo o primeiro encontro coletivo realizado no dia seguinte via Zoom, às 20 horas. Mais informações no site www.artdanca.com e no Instagram @art.danca.

O projeto Stalos de Mim é realizado pela Art&Dança através do edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas da Secretaria da Cultura do RS, em parceria com a Fundação Marcopolo, e recursos da Lei Aldir Blanc (14.017/2020). São parceiros ainda 7° Setor, Photo Paes e Projeto Blacenta. Há apoio de: Yoga Studio Flow, Casa de Cultura Mário Quintana e SESC Canoas.

PRÓXIMAS PROGRAMAÇÕES DO PROJETO STALOS DE MIM

A partir de 5/07 – Exposição gratuita e permanente de 4 videoworkshops, com técnicas utilizadas no videodança Stalos de Mim, no canal do YouTube da Art&Dança.

12 a 19/07 – Inscrições para mentorias online e gratuitas de imersão artística, com Carini Pereira, e de produção cultural, com Fabiana Saikoski. Mais informações no site www.artdanca.com e no Instagram @art.danca.

14/07 – Live tira-dúvidas sobre as mentorias, com Carini Pereira e Fabiana Saikoski, às 20h, no Instagram @art.danca, com tradução simultânea em libras.

21/07 – Divulgação dos 4 selecionados para mentorias (mais informações no site www.artdanca.com e no Instagram @art.danca).

22/07 – Primeiro encontro coletivo das mentorias, com Carini Pereira e Fabiana Saikoski, via Zoom, às 20h.


Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult 

Fonte: Cláudia Boff – MultiComunicação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*