Bloco Maria do Bairro anuncia atrações para o Carnaval 2020 em Porto Alegre

Foto: Isidoro B Guggiana

A folia acontece dia 8 de março no Centro Histórico da capital gaúcha, com ensaios a partir de 6 de fevereiro.

Responsável pela retomada do carnaval de rua de Porto Alegre, o Bloco Maria do Bairro volta para sua 14ª edição no dia 8 de março (domingo). Antes, acontecem três edições do Ensaio Aberto do bloco nas quintas-feiras 6 e 13 de fevereiro e 5 de março, sempre às 19h, no Boteco do Paulista (R. Riachuelo, 230).

Neste ano, o tradicional carnaval de rua acontece no Centro Histórico, em local de saída e horários a serem definidos. A atração traz a Banda do Bloco, liderada pelo carnavalesco Zeca Brito, além de convidados especiais que subirão ao alto do trio elétrico para animar os foliões da capital. O repertório inclui clássicos do samba, marchinhas de carnaval e temas do pop. Todos os eventos têm entrada franca. Maiores informações no link bit.ly/oblocomariadobairro.

Foto: Isidoro B Guggiana

Nascido na rua Sofia Veloso (Cidade Baixa), palco das apresentações do bloco por mais de uma década, e lar de seus integrantes, o Maria do Bairro desfilará este ano no Centro Histórico. O carnaval de rua de Porto Alegre não terá blocos nas vias internas da Cidade Baixa em 2020. O “despejo” serve de inspiração ao samba-enredo intitulado “O Carnaval é a nossa Casa, o Carnaval é a nossa Rua”.

“Não é a primeira vez que manifestações populares são impedidas ou desalojadas. O carnaval é uma festa popular que sofre muito com a falta de sensibilidade histórica”, explica Zeca Brito. “Nós vamos levar a rua Sofia Veloso por vários cantos de Porto Alegre e lembrar dela sempre como o nosso berço, o espaço onde toda a subjetividade, essa simbologia e plasticidade do bloco nasceram”, promete. A atriz Analu Bastos assume a ala das musas do bloco este ano.

Histórico do Bloco 

O Bloco Maria do Bairro foi criado em 2007 por um grupo de foliões na rua Sofia Veloso, ávidos pelo retorno dos carnavais de rua. Em 2007 e 2008 foi o único bloco em atividade em Porto Alegre e deu origem, a partir de 2009, a um movimento popular que hoje já ultrapassa 50 blocos de rua por toda a cidade. A iniciativa carnavalesca mobiliza hoje, além de diversos representantes da classe artística da cidade (como cineastas, músicos, atores, artistas visuais, escritores), a comunidade do samba e moradores da Cidade Baixa e do interior do estado que não resistem às velhas marchinhas e ao samba no pé do mais tradicional bloco de rua de Porto Alegre.

Ensaio Aberto Bloco Maria do Bairro
Quando: 06/02 (qui), 13/02 (qui) e 05/03 (qui), às 19h;
Onde: Boteco do Paulista (R. Riachuelo, 230);
Evento gratuito

Carnaval do Bloco Maria do Bairro
Quando: 08/03 (dom);
Onde: Centro Histórico (local de saída e horários a serem definidos);
Evento gratuito

Haverá barracas com venda de bebidas e banheiros químicos.
As camisetas do bloco também estarão à venda durante o carnaval
Facebook: http://bit.ly/oblocomariadobairro
Instagram: https://www.instagram.com/blocomariadobairro

Sobre Deco Rodrigues 6229 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*