Dia Internacional da Mulher : Rádio da Universidade apresenta ‘Especial Compositoras’

Nesta segunda-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Rádio da Universidade terá uma programação especial. Ao longo de 24 horas, com uma seleção musical formada exclusivamente por obras compostas por mulheres, a emissora apresentará o Especial Compositoras. Será uma pequena mostra reunindo quase 70 contribuições, do século IX ao XXI e em diferentes contextos.

A seleção está organizada em seis blocos temáticos, sempre introduzidos por comentários: “História das Compositoras e História da Música”, “Enfrentamentos e pioneirismos”, “Presenças e marcas femininas”, “Compositoras brasileiras e o piano”, “Música religiosa: um oratório magistral” e “Compositoras na cena contemporânea”.

A partir das sete horas da manhã do dia 8, os ouvintes poderão apreciar obras de nomes do período medieval, como Santa Kassia (810-867), até compositoras atuais como a canadense Zoë Keating (1972). A coordenação e seleção musical é de Cláudio Remião, que também fez a pesquisa e textos em parceria com Gabriel Saikoski. A locução é de Liz De Bortoli. Na técnica, Deivid Soares, Vladimir Fontoura e Geferson Gomes.

A programação do ‘Especial Compositoras’ está disponível no site www.radio.ufrgs.br/prog.html. A transmissão acontece pelo AM 1080, pelo site ufrgs.br/radio ou por aplicativos de escuta.

Estreia da segunda temporada do ‘Respira Cultura’ fala das mulheres nas artes

O podcast Respira Cultura, produzido pelo Departamento de Jornalismo da Rádio da Universidade, também se sintoniza com o Dia Internacional da Mulher. No episódio de estreia da segunda temporada, a produção fala de dois projetos do campo das Artes Visuais no Estado: o “Mulheres nos Acervos”, que mapeia a presença de obras de artistas mulheres nas coleções públicas de arte de Porto Alegre; e a pesquisa de Rosane Vargas sobre a participação das mulheres nos Salões de Belas Artes do Rio Grande do Sul, que aconteceram de 1939 a 62. No espaço de leitura do programa, um poema de Fernanda Bastos.

O podcast está disponível no blog da Rádio da Universidade e no Spotify.

Na imagem, as compositoras Santa Kassia (810-867), Barbara Strozzi (1619-1677), Fanny Mendelssohn-Hensel (1805-1847), Chiquinha Gonzaga (1847-1935), Florence Price (1887-1953) e Zoë Keating (1972).

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Fonte: Mariana Silva Sirena – Produtora Cultural
Sobre Deco Rodrigues 6588 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*