Doidivanas lança videoclipe colaborativo sobre o distanciamento social

Foto: Luigi Sodré

Durante os resguardos pelo Covid-19 a banda gaúcha Doidivanas convocou dezenas de amigos e fãs “para enviar uma mensagem e um abraço virtual a quem está longe e sente falta”.

Com o apoio desta rede de colaborações, o grupo produziu um videoclipe da música “Próximos Distantes“, durante a quarentena imposta no Brasil e no mundo, como forma de barrar a propagação desenfreada do coronavírus.

Foto: Luigi Sodré

A Doidivanas é composta pelo vocalista Felipe Mello, que está em Cruz Alta, pelo baixista Rodrigo Osório, o guitarrista Daniel Conceição e o violonista e baixista Daniel Cuca Moreira, residentes em Pelotas, e pelo baterista Rodrigo dMart, atualmente em Porto Alegre.

Cada um dos músicos, no seu cenário, canta a canção, e seus admiradores, famílias e amigos mandam seus recados, de Londres, do Acre, do Mato Grosso, para Caxias do Sul, para o litoral, para o campo e a cidade – e para a casa ao lado – mostrando que ninguém está sozinho.

O videoclipe tem letra de Rodrigo DMart, música de Felipe Mello, conceito e edição de Daniel Cuca Moreira, faz parte do álbum homônimo, “Próximos Distantes” (2017), com produção da Imagina Conteúdo Criativo e financiamento do Procultura de Pelotas (RS).

Segundo o baterista e letrista Rodrigo dMart, a composição “Próximos Distantes” trata do “mundo digital, fragmentado e interconectado, no qual estamos imersos; mas, ao mesmo tempo, da valorização do contato físico, da camaradagem, da convivência”. Neste momento de confinamento forçado pela pandemia, “o acesso à tecnologia pode ser uma ferramenta de reforçar os laços afetivos e para refletir sobre as escolhas que fazemos na vida”,
completa dMart.

Além do videoclipe, a banda editou um vídeo adicional com todos os depoimentos enviados na íntegra. A playlist de vídeos inclui ainda a música “Próximos Distantes“, com letra, e o documentário sobre a trajetória de 20 anos da Doidivanas, lançado em 2017.

SOBRE A DOIDIVANAS

A Doidivanassurge em 1995, na cidade de Pelotas(RS), criando uma fusão entre o rock, elementos da cultura regional gaúcha e estilos contemporâneos e tem cinco discos gravados: “Liber Pampa” (1998), CD e HQ “Doidivanas & Libório” (1999, em parceira com o cartunista André Macedo), “Viagem ao Sul da Terra” (2002) e “Nosotros” (2008), um álbum de releituras de artistas, compositores e bandas gaúchos, brasileiros e latino-americanos, e “Próximos Distantes” (2017).

A banda realizou shows em casas de espetáculo, projetos, mostras coletivas e festivais no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Uruguai. Ao longo de mais de 20 anos, a Doidivanas desenvolve um processo criativo de investigação e experimentação sobre ritmos sulistas (como a vanera, o chamamé, o xote, a chacarera e a milonga), instrumentos tradicionais (o acordeon, a gaita-ponto, o bumboleguero), a linguagem e a poesia nativistas (dos causos, das canções e ditos populares) para fundí-las com a musicalidade urbana atual.

Em 2015, o grupo lança uma versão digital do seu álbum de estreia, chamada agora de “Liber Pampa Remexido”, apresentando 12 faixas remixadas e remasterizadas, melhorando sua sonoridade, além de incluir arranjos e instrumentos que haviam sido eliminados da versão original de 1998. A venda online, que inclui ainda os discos “Viagem ao Sul da Terra“ (2002), “Nosotros” (2008) e “Próximos Distantes” (2017), está disponível em mais de 30 lojas e sites de streaming e download, como Spotify, Deezer, Google Play e Apple Music.

O álbum “Próximos Distantes” foi gravado e mixado no A Vapor Estúdio, em Pelotas, entre agosto de 2016 e maio de 2017, com produção musical de Negrinho Martins. O projeto teve produção executiva de Yara Baungarten, da Imagina Conteúdo Criativo, e conta com o financiamento do edital ProCultura, da Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas.

DOIDIVANAS – Lançamento do videoclipe “PRÓXIMOS DISTANTES”
Canal da banda no YouTube – bit.ly/ProximosDistantes
Disponível a partir de 07/04/2020

DISCOGRAFIA
Liber Pampa (1998), EP Sou de Pelotas, Por Quê?! (1999), projeto de CD/Gibi, com o cartunista André Macedo, Viagem ao Sul da Terra (2002), Nosotros (2008) e Próximos Distantes (2017).

DOIDIVANAS NAS PLATAFORMAS DIGITAIS
SPOTIFY: https://tinyurl.com/Doidivanas-Spotify
APPLE MUSIC: https://tinyurl.com/Doidivanas-AppleMusic
GOOGLE PLAY: https://tinyurl.com/Doidivanas-GooglePlay
DEEZER: https://tinyurl.com/Doidivanas-Deezer

CONTATOS
Site da Doidivanas: www.doidivanas.com.br
Doidivanas no Facebook: https://www.facebook.com/DoidivanasRock
Doidivanas no YouTube: https://tinyurl.com/doidivanas-youtube

Fonte: Imagina Conteúdo Criativo

Sobre Deco Rodrigues 6560 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*