Festival Internacional Sesc de Música encerra 3ª edição neste final de semana

Foto: Camila Hein

Apresentações nos Parques da Baronesa e Dom Antônio Záttera, em Pelotas, serão o ponto alto das noites de sexta-feira e sábado.

Foto: Camila Hein

Desde o dia 14 de janeiro a cidade de Pelotas tem vivenciado o III Festival Internacional Sesc de Música, que entra em sua reta final. Na noite de sexta-feira, dia 25/01, pela primeira vez o Festival de Música chega ao Parque da Baronesa. Às 21h, o público poderá conferir o espetáculo “Clube do Choro” e, logo após, às 22h, os professores do evento apresentarão “Música Instrumental Brasileira e Jazz”. Já a noite de encerramento desta 3ª edição do evento, às 21h de sábado, contará com a Orquestra Acadêmica, formada por alunos do Festival, interpretando ‘Beethoven/ 9ª Sinfonia’, no Parque Dom Antônio Záttera. Todas atrações do III Festival Internacional Sesc de Música têm entrada franca. Confira, abaixo, a programação dos últimos dias do evento.

Realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o III Festival Internacional Sesc de Música tem apresentado uma ampla e selecionada programação cultural com mais de 40 espetáculos gratuitos divididos em recitais, música de câmara, concertos e apresentações de música instrumental, oficinas de musicalização para crianças e adolescentes, além de 28 oficinas de instrumentos e canto. Mais de 400 profissionais entre músicos, professores e alunos de países como Espanha, Japão, China, República Tcheca, Alemanha, Itália, Bielorússia e França estão em Pelotas. Os alunos têm tido a oportunidade de serem orientados por profissionais renomados mundialmente, como o português Abel Pereira, o brasileiro Celsinho Silva, o italiano Emmanuele Baldini, o japonês Mishinori Bunya, a alemã Norma Rodrigues, o francês Pierre Dutot, o chinês Yang Liu, entre outros.

A direção artística do III Festival Internacional Sesc de Música é de Evandro Matté. Coordenador Cultural da Unisinos e Regente da Orquestra Unisinos, é também professor de graduação em Gestão Cultural, Coordenador do Curso de Especialização em Gestão e Produção Cultural da Unisinos e músico da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) desde 1990. Graduado em música pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), estudou trompete na Escola de Música da OSPA e é especialista pelo Conservatoire de Bordeaux (França). Realizou curso de aperfeiçoamento na University da Georgia (USA).

Festival na Comunidade
Neste ano, o Festival seguiu com a atuação junto à comunidade com a série “O Festival na Comunidade”. O Festival tem apresentado o Quinteto de Sopros e Quinteto de Metais em locais como a Igreja Nossa Senhora da Luz, no Hospital Espírita, Igreja São José, Instituto Filadélfia, Quadrado/Docas, Paróquia São Cristóvão e Comunidade Martin Lutero, entre outros. Tudo isso para descentralizar a programação e possibilitar mais acesso por parte da população. E, durante todo o dia, em diversos horários, acontecem espetáculos também com entrada franca para toda a comunidade (veja a programação completa abaixo).

Sobre os Cursos
Os cursos e oficinas são divididos em cordas, madeiras, metais, piano, regência de Banda Sinfônica, canto coral, música antiga, choro, música instrumental brasileira e jazz. As aulas acontecem em dois turnos: manhã e tarde e alunos de todo o Brasil e países da América do Sul se inscreveram e foram selecionados antecipadamente para participar das atividades.

Realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o Festival conta com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas, assim como o apoio cultural da Faculdade Senac, da Universidade Federal de Pelotas, da Universidade Católica de Pelotas, da Bibliotheca Pública Pelotense, da Ospa, Caixa Econômica Federal e do Expresso Embaixador. Informações pelo site www.sesc-rs.com.br/festival.

PROGRAMAÇÃO DOS DIAS 24 E 26/01:

24 de janeiro – Quinta-feira

Classes
9h às 12h: Música de Concerto
10h às 12h e 14h às 16h: Música Instrumental e Jazz
10h às 12h30 e 14h30 às 17h30: Canto

O Festival na Comunidade
Quinteto de Metais Residente
Local: Mapp – C. Com. Z. Norte (Av. Fernando Osório, 20)
Horário: 11h

Recital de Alunos
Local: Bibliotheca Pública
Horário: 13h

Ensaio Orquestra Acadêmica
Local: Clube Diamantinos
Horário: 14h30 às 17h

Ensaio Banda Sinfônica
Local: Auditório UCPEL
Horário: 14h30 às 17h

Música de Câmara
Local: Bibliotheca Pública
Horário: 18h30

Grupos do Festival
Núcleo de Madeiras
Orquestra Residente de Câmara
Regente Emmanuele Baldini
Solista | Yang Liu – Violino
Contrabaixo | Michinori Bunya
Vibrafone | Clarissa Borba
Violino | Alessandro Borgomanero
Local: Theatro Guarany
Horário: 21h

25 de janeiro – Sexta-feira

Classes
9h às 12h: Música de Concerto
10h às 12h e 14h às 16h: Música Instrumental e Jazz
10h às 12h30 e 14h30 às 17h30: Canto

O Festival na Comunidade
Quinteto de Metais Residente
Local: Com. Martim Lutero (Av. Fernando Osório, 5740)
Horário: 11h

Recital de Alunos
Local: Bibliotheca Pública
Horário: 13h

Ensaio Geral Banda Sinfônica
Local: Clube Diamantinos
Horário: 14h30 às 17h

Música de Câmara
Local: Bibliotheca Pública
Horário: 18h30

Ensaio Geral Orquestra Acadêmica
Local: Clube Diamantinos
Horário: 18h às 20h30

Clube de Choro
Professores do Festival
Eduardo Neves | Saxofone e Flauta
Rogério Caetano | Violão de 7 Cordas
Luis Barcelos | Bandolin
Local: Parque Museu da Baronesa
Horário: 21h

Música Instrumental Brasileira e Jazz
Professores do Festival
Michel Dorfmann | Piano
Moisés Alves | Trompete
Ricardo Baumgartem | Contrabaixo
Daniel Sá | Guitarra
Ricardo Arenhaldt | Bateria
Local: Parque Museu da Baronesa
Horário: 22h

26 de janeiro – Sábado

Classes
Horário: 9h às 10h30

Por: Priscilla Caetano

 

Foto: Camila Hein
Sobre Deco Rodrigues 6436 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.