Flávio Mendes é atração deste sábado (7/11) do Janela Musical da Furg

Foto: Studere Fotografia

Clássicos da música nativista serão reinterpretados por Flávio Mendes para mais uma edição do projeto Janela Musical, projeto cultural da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) na internet.

“Vou apresentar releituras de obras imortalizadas por músicos, compositores e cantores pampeanos que visam outras possibilidades sonoro-estilísticas que estão para além do que é dado pelo imaginário coletivo, com arranjos contemporâneos e estruturas rizomáticas que dialogam com o Jazz, Blues e MPB”, comenta o músico.

A atividade ocorre às 20h30, no sábado, 8, na página da Furg no Facebook.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Foto: Studere Fotografia

Bacharel e licenciado em música pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Flávio Mendes tem uma carreira de quase 20 anos como performer junto à música regional. A trajetória começou com grupos de baile e logo veio a participação nos festivais de música nativista do Rio Grande do Sul, onde sagrou-se vencedor em alguns deles como melhor intérprete e com algumas de suas composições.

Paralelo aos espaços festivaleiros que possibilitaram shows em várias cidades sul-rio-grandenses, Flávio Mendes tem atuado como músico de grupos vinculados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) em quase todo o período de sua trajetória profissional. Este trabalho junto à dança folclórica gaúcha desencadeou um processo artístico ao qual se debruça neste momento, intitulado “Pampeanos sem fronteiras”. Fazem parte do projeto músicos e dançarinos do Brasil e do Uruguai.

Flávio Mendes também tem uma carreira de pesquisador. Mestrando no programa de pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Furg, desenvolve pesquisas que articulam música, educação musical, etnomusicologia, educação e educação ambiental com o Pampa, que é o invólucro sócio-histórico-filosófico de suas problematizações. O músico é professor no Arteria Espaço arte em Pelotas, e na Escola de Belas Artes Heitor Lemos em Rio Grande.

Janela Musical

A Furg, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), promove um encontro cultural, aos sábados, intitulado Janela Musical. A atividade visa oferecer alternativas artísticas culturais que podem ser apreciadas a distância por meio da internet. A iniciativa também busca valorizar e difundir o trabalho de músicos da região sul.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre Deco Rodrigues 6492 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*