Guilherme Curi fará live hoje (19) via Projeto Janela Musical da FURG

Foto: Rita Martins

Músicas autorais estarão no repertório de Guilherme Curi para mais uma edição do Projeto Janela Musical, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). A atividade ocorrerá hoje, sábado (19) às 20h30, na página da FURG no Facebook.

“O repertório escolhido dialoga com o momento pelo qual estamos passando hoje no Brasil e no mundo. Vou apresentar algumas composições recentes que procuram trazer uma mensagem para nossa realidade”, salienta o músico. Os trabalhos do sociólogo, jornalista, músico e professor universitário Guilherme Curi são caracterizados pelas diferentes maneiras do artista observar, perceber e sentir o mundo de forma crítica, sensível, social e política.

Curi nasceu em Rio Grande. Do sul, ele literalmente navegou pelo mundo, desembarcou em Dublin, na Irlanda, onde viveu por cinco anos. Lá, estudou música, fez mestrado em Sociologia, tocou com músicos da cena jazz, folk e participou de festivais pela Europa.  Como músico, além de Dublin, Guilherme já se apresentou em diferentes cidades como Londres, Barcelona, Berlin, Lima, Santiago, Chile e Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

De volta ao Brasil, em 2013, Curi produziu o álbum de estreia Samba Colurs, que reúne nove faixas inéditas, com a participação de músicos da região sul do Brasil, da Irlanda e Inglaterra. Neste mesmo ano, Guilherme foi para o Rio de Janeiro fazer doutorado em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Desse disco, saíram a canção Song For, que tornou-se trilha sonora da série Edifício Paraíso, com direção de Fernanda Young, do GNT/Globo, “O Futuro Não Existe”, que fez parte de um dos episódios de Amor Veríssimo, também do canal GNT e “Mata Virgem”, no documentário BR 14 – A Rota dos Imigrantes, para TV Brasil e History Channel. Ainda, a música “Em Busca do Sol” também virou trilha sonora para uma reportagem no programa Esporte Espetacular, da Rede Globo.

Atualmente, Guilherme Curi é professor colaborador e pós-doutor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM) e está em fase de pré-produção de seu novo disco, que tem o título provisório “Noites Austrais” e contará com diversas participações especiais.  Algumas dessas canções estão no repertório apresentado no projeto Janela Musical.

Janela Musical

A Furg, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), promove um encontro cultural, aos sábados, intitulado Janela Musical.

A atividade oferece alternativas artísticas e culturais que podem ser apreciadas a distância por meio da internet. A iniciativa também busca valorizar e difundir o trabalho de músicos da região sul.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Fonte: Secretaria de Comunicação – Secom | FURG

Sobre Deco Rodrigues 6469 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*