Gutcha Ramil e Dessa Ferreira são as atrações do Janela Musical da Furg

Foto: Luis Ferreirah

Músicas próprias e parcerias com outras compositoras e compositores, como Nina Fola, Nina Nicolaiewsky, Dona Conceição, Bruno Amaral e Jorge Onifade estarão no repertório de Gutcha Ramil e Dessa Ferreira em mais uma edição do projeto Janela Musical.

A atividade ocorrerá às 20h30, no próximo sábado, 18, na página da FURG no Facebook.

“É um repertório novo, praticamente inédito, com músicas que compõem o EP “Pulso”, da Dessa Ferreira, que será lançado em breve em todas as plataformas digitais, uma canção nossa que que faz parte do repertório do grupo Três Marias chamada “Recado”, músicas compostas em 2019 e uma outra nascida já nesse contexto da pandemia”, comenta Gutcha.

A parceria entre as artistas já vem de alguns anos tocando juntas no projeto Mestre Zé do Pife e As Juvelinas, de Brasília, desde 2009, e aqui no Sul através do grupo Três Marias, criado em 2013, e que também irá lançar o álbum “Não Se Cala” em breve nas plataformas digitais. “Embora a parceria de longa data, a construção dessa apresentação para o Janela Musical passou por experimentações, formato reduzido e inédito para músicas que já estão em vias de serem apresentadas para o público, e nos arriscando em instrumentos não tão usuais para nós”, salienta a artista.

Foto: Luis Ferreirah

Dessa Ferreira é cantora, percussionista, bacharel em música popular pelo Instituto de Artes da UFRGS, produtora musical brasiliense, filha de piauienses e reside desde 2014 em Porto Alegre. Atualmente é liderança do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco, do Fundo Baobá, com o projeto Mulheres Negras e Tecnologia: Produção Musical Enegrecida.

Dessa é uma das fundadoras e compositoras do grupo Três Marias e idealizadora do Ngoma – Núcleo de Vivência em Percussão e do Coletivo Pretambor. Também toca nos trabalhos autorais de Dona Conceição, Thiago Ramil e nos grupos Sankofa Drums e Oseetura. Em 2020 está lançando seu trabalho solo autoral intitulado Pulso, palavra que trás muitos significados relacionadas a sua trajetória. Além do seu primeiro álbum autoral que está em processo de gravação, este ano estará lançando o primeiro CD do Três Marias, “Não Se Cala”.

Foto: Luis Ferreirah

Gutcha Ramil é rabequeira, musicista, educadora e antropóloga. Natural de Pelotas-RS, foi musicalizada em casa, teve seu primeiro contato formal com o ensino musical com aulas de violino quando criança, migrando aos poucos pra outras linguagens musicais, conectando-se com musicalidades da cultura popular, como os caminhos que lhe foram apresentados pela rabeca e a percussão.

Gucha é mestre em Antropologia Social – Etnomusicologia, no PPGAS-UFRGS é uma das fundadoras do grupo Três Marias, projeto autoral idealizado por mulheres em parceria com mestres e mestras da cultura popular. Participa também de projetos artísticos como grupo Ibeji e Sankofa Drums; integra a banda da compositora Dessa Ferreira e dos compositores Thiago Ramil e Dona Conceição; e faz parte do projeto Casa Ramil, que reúne diferentes gerações de artistas da sua família. É coordenadora do Ngoma junto com Andressa Ferreira, atuando como educadora no Afro-Sul Odomodê e na ONG Afaso, com crianças da comunidade Bom Jesus.

“Foi bastante desafiador, mas também um movimento necessário, e proveitoso para nós, montar esse show nesse formato. Com a quarentena sem previsão de fim, precisamos nos reinventar pra apresentar nosso trabalho ao público. Reunimos os equipamentos que temos, somados aos do meu irmão, Thiago Ramil, com quem compartilhamos casa nesse período, e montamos um mini palco na sala de casa. É uma descoberta ainda, mas já foi um passo. É um aprendizado”, ressalta Gutcha.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Janela Musical

A FURG, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), promove um encontro cultural, aos sábados, intitulado Janela Musical. A atividade visa oferecer alternativas artísticas culturais que podem ser apreciadas a distância por meio da internet. A iniciativa também busca valorizar e difundir o trabalho de músicos da região sul. Participarão dos próximos encontros os músicos André Paz e Cissa Laval.

Sobre Deco Rodrigues 6378 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*