Kanimambo Multicultural apresenta live com shows artísticos e desfile

O Kanimambo Multicultural, projeto considerado um dos mais relevantes do Estado na categoria Culturas Populares, do Edital Criação e Formação – Diversidades das Culturas, apresenta nesta sexta-feira, dia 17, das 15 às 19h o evento multicultural que reunirá diversas expressões artísticas negras, como música, teatro, performance e um desfile com o vestuário africano, produzido pelo projeto.

A ação também contou com duas lives interativas com os temas:“Cultura afro-brasileira e imigração africana” e “Arte, estética e empoderamento negro”, contando com toda equipe participante. O projeto também fará doação de 15 peças de vestuário para o Abrigo Filhos do Sol, além de lançar, ao seu término, um vídeo-documentário final contando com relatos da diáspora contemporânea vivida pelos senegaleses.

O festival intitulado “Kanimambo Multicultural” terá transmissão online e não contará com público presente devido às restrições impostas pela pandemia. Será realizado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (que cedeu auditório da instituição) para realização da atividade.

Bathie Fall, proponente e coordenador do projeto, imigrante senegalês residente em Pelotas desde 2014, relata a importância da ação: “Queremos transmitir empoderamento negro, moda, estética e cultura de resistência a partir de um projeto que pensa a nossa sociedade de forma mais igualitária. Também queremos co-relacionar a arte (música e demais expressões artísticas) ao projeto, pois o festival vai valorizar vários artistas independentes
negros.”

Em relação ao desfile de moda africana, foi feita uma chamada pública onde o projeto priorizou a participação de pessoas negras vestindo a marca no desfile e editorial, pois busca mais representatividade em todos os espaços. Fall conclui que, tratando-se de moda, o "padrão pré-estabelecido nem sempre contemplou a diversidade racial”.

A live acontecerá ao vivo, nas plataformas virtuais oficiais do Kanimambo, como pelo instagram @kanimambo_oficial, canal do youtube e Facebook do projeto.

O Projeto Kanimambo Multicultural é executado através do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei 14.017/20.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre Deco Rodrigues 6702 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*