Matheus Noronha lança single com participações de Pedro Borghetti e Rodrigo Carazo

Matheus Noronha - Foto: Shaiane Giusti

Na última sexta-feira, 02 de abril, Matheus Noronha lançou o single “Camino de Carlos Paz” pelo selo fonográfico Escápula Records.

A canção conta com as participações dos músicos Pedro Borghetti, tocando bombo leguero, e Rodrigo Carazo, cantando diretamente da Argentina. A composição relembra uma experiência vivida por Matheus durante sua viagem sozinho pela América do Sul. Este é o último single a ser lançado antes do EP de estreia do músico, que virá em maio. Nele estarão presentes quatro canções, sendo duas inéditas.

Referências e participações especiais
O músico gaúcho diz ver nesta canção “aires de chamamé, como dizem os argentinos”. A composição tem como principais referências Jorge Drexler, Aca Seca Trio e os folclores do Rio Grande do Sul e da Argentina, por causa do ritmo. Pedro Borghetti toca bombo leguero, instrumento originalmente argentino, trazendo forte raiz cultural do local para a canção. Rodrigo Carazo é morador de Córdoba, diz também ter vivido momentos especiais em Carlos Paz, e participa da canção efetivando o encontro artístico responsável por borrar limites geográficos.

Sobre o single
A história de “Camino de Carlos Paz” tem início em 2015, enquanto Matheus fazia um mochilão. Em sua passagem pela cidade argentina de Carlos Paz, localizada na província de Córdoba, Matheus se percebeu totalmente sozinho pela primeira vez durante uma jornada que duraria cinco meses. Após inúmeras tentativas frustradas de pegar carona em uma rodovia perto de um camping, acabou tendo que acampar por lá e, por azar (ou destino?), choveu forte e sua barraca alagou – “até meu mp3 velho companheiro eu perdi!”, conta. Ele não teria mais onde dormir.

No dia seguinte, ainda tentando carona, duas crianças chamaram seu pai, que ofereceu abrigo para Matheus na casa da família. “Esse momento marcou muito a minha viagem… Parecia que tudo estava melhorando”, relembra Matheus. À noite, jantaram juntos, conversaram e Matheus tocou e cantou para os anfitriões. No dia seguinte, o músico voltou para a estrada para tentar seguir viagem. Após pouco tempo, um motorista ofereceu ajuda. O destino era exatamente a próxima parada da viagem de Matheus, a cidade de Mina Clavero. “Parece até mentira, mas foi assim, e em 2016 a história virou letra e canção”, diz. Ele lembra com carinho da experiência e diz que a ocasião fez “melhorar a estima pelas pessoas”, pois na época andava desacreditado e magoado.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Sobre Matheus Noronha
De Porto Alegre (RS), Matheus Noronha busca conectar diferentes culturas em suas letras e melodias. A sua carreira como músico teve início após retornar de um mochilão pela América Latina, oportunidade em que ele visitou países como Argentina e Colômbia. Em suas composições, o músico utiliza três idiomas (português, inglês e espanhol) como forma de romper qualquer tipo de barreira. Matheus busca incorporar às suas canções elementos que vão desde o gênero folk à MPB, passando pela milonga e pelo indie. As criações do músico estabelecem um diálogo que não se prende a fronteiras estabelecidas.

Ouça Matheus Noronha

Matheus Noronha
Site: matheusnoronha.com
Instagram: instagram.com/matheusnoronha.mus/
Facebook: facebook.com/matheusnoronhamusica

Escápula Records
Site: escapularecords.com.br
Instagram: instagram.com/escapularecords
Facebook: facebook.com/escapularecords

Ficha Técnica – Single:
Camino de Carlos Paz
(Matheus Noronha)
Voz e violão: Matheus Noronha
Voz: Rodrigo Carazo
Bombo leguero: Pedro Borghetti
Voz e violão (nylon): Eduardo Xavier

Produção musical: Eduardo Xavier
Gravação de voz e violão de Eduardo Xavier, em home studio
Gravação de voz e violão: Wagner Lagemann no Estúdio da Pedra Redonda, em Porto Alegre (RS)
Gravação de voz de Rodrigo Carazo em home studio em Córdoba, na Argentina
Gravação do bombo leguero e mixagem da faixa por Leonardo Braga no OCorre Lab, em Porto Alegre (RS)
Masterização por Olímpio Machado
Arte da capa: Caio Webber
Fotos de divulgação: Shaiane Giusti.

Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult

Fonte: Claudine Zingler – Ola Cultural

Sobre Deco Rodrigues 6610 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*