Quase em casa, Duca Leindecker revisita a discografia no Theatro Guarany


Na quinta-feira, 12, Duca Leindecker realizou no Theatro Guarany seu primeiro show em Pelotas após o lançamento, em julho, do DVD ao vivo Plano Aberto.

Durante uma hora e meia, o setlist atual passeia por todas as faces da trajetória do artista em vinte e uma canções. Repertório semelhante ao DVD, mas que permitiu surpresas, como a inclusão do hit “Os Segundos”. Desde “Vício”, que compôs aos 17 anos, quando ainda colaborava com a Bandaliera, passando pela linha evolutiva da Cidadão Quem até chegar ao multi-instrumentista do álbum “Voz, Violão e Batucada” (2013) – este, uma espécie de continuidade individual do projeto Pouca Vogal, duo que mantinha em parceria com Humberto Gessinger. Os arranjos barrocos daquele disco, no entanto, como é o caso de “Nós”, surgem remodelados para a banda atual, completada por Maurício Chaise e Cláudio Mattos. No palco, o trio incrementa mais a cada apresentação os improvisos que já apareciam no DVD Plano Aberto.

Se o show anterior obedecia à proposta do álbum de 2013, com Duca em um banquinho tocando violão e bombo, agora essa estética convive com Ducas para todos os gostos: ao piano autoral, elétrico com trio, acústico solo – foi este o formato que escolheu para apresentar “Até Aqui”, única música do DVD realmente inédita em seus discos, fruto de parceria com Tiago Iorc.

Outro momento surpreendente da noite foi a participação do acordeonista Aluisio Rockembach na autobiográfica e nostálgica “Pinhal”. O clima de parceria e informalidade entre os músicos atingiria seu ápice no bis: “O Amanhã Colorido”, já tocada mais cedo após ser a mais pedida pelo público, retornou na forma de uma jam que reuniu a banda de Duca, seu manager Fábio Bolico e a banda londrina Lowly Hounds, que havia feito a abertura do show com quatro composições. O tecladista da Lowly é o lajeadense Edu Bisogno, parceiro de longa data do anfitrião.

SAM_3773 SAM_3771 SAM_3768

 

 

 

SAM_3793 ed

SAM_3792 ed

 

 

 

Confira o setlist completo:
Certeiro/ Dia Especial/ Nós/ Depois da Curva/ Tudo é Longe/ Ao Fim de Tudo/ Bossa/ Música Inédita/ Até Aqui/ Iceberg/ Os Segundos/ O Amanhã Colorido/ Cachecol vermelho/ Instrumental/ Vício/ Breve/ Do Nosso Tempo/ Pinhal/ Girassóis/ (bis) Um Dia/ Amanhã Colorido (reprise)

DVD
“Plano Aberto” foi gravado na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, sob a direção de René Goya, exatamente um ano antes do show em Pelotas. A playlist traz 21 faixas, sendo nove da Cidadão Quem, duas do Pouca Vogal, oito da carreira solo (das quais “Missão” havia sido composta para o duo com Gessinger), e a parceria com Tiago Iorc. Pode ser adquirido pela loja virtual Stereophonica, e ouvido através de sites comoo Superplayer FM e Deezer.

Pelotas: relação familiar
Leindecker já tocou inúmeras vezes em Pelotas – esta foi a quarta vez desde julho de 2013, todas no Theatro Guarany. A apresentação mais recente foi em maio de 2015, na qual já não houve a participação do irmão Luciano, que faleceu em novembro de 2014, selando a trajetória da Cidadão Quem. Sob as luzes da estação da vida, porém, há sempre alguém partindo e alguém chegando, e assim, há dois meses Duca comemora a chegada da pequena Laura, sua filha com a deputada Manuela D´ávila, e irmã do primogênito Guilherme. O pai de Manuela, o engenheiro e professor Alfredo D´ávila, reside em Pelotas.

Equipe
A turnê atual de Duca é realizada por uma grande equipe de profissionais, entre os quais estão a VC Play Entretenimento (Victor Cramer), D+ Produções (Fábio Bolico) e o suporte da Repaginada Assessoria (Renata Germano).