Theatro Sete de Abril: programação alusiva aos 180 anos

Na próxima segunda-feira (02/12/13), o Theatro Sete de Abril – o primeiro teatro construído no Rio Grande do Sul e um dos teatros mais antigos em funcionamento no Brasil -, comemora seus 180 anos.

Para comemorar o aniversário do prédio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a diretoria do Theatro elaborou uma programação especial com exposição das fachadas e espetáculos que já ocorreram no palco do Theatro, visitação às obras e palestra com o autor do livro “Sete de Abril – O Teatro do Imperador”, Klécio Santos. “Serão ações simples, pois o prédio está em período de reforma, mas que tornam viva a memória de todas as etapas vividas pelo Theatro”, destacou a diretora do Sete de Abril, Valesca Athaides.

Entre os dias 2 e 6 de dezembro, ocorrerão visitas guiadas às obras do prédio. Os visitantes poderão tirar dúvidas e presenciar o que está acontecendo na parte interna do local. Conforme Valesca, as pessoas que forem visitar o Theatro Sete de Abril devem optar por usar calçados fechados e sem salto.

Todas as atividades (confira a programação abaixo) poderão ser pré-agendadas através do telefone 3225.5777.

Confira a programação:

Exposição “Theatro sete de Abril – 180 anos de história!”
De 2 a 6 de dezembro – das 12h30 às 18h30
Local: Memorial Sete de Abril – XV de Novembro, 560A.

Visita guiada à obra do Theatro Sete de Abril
De 2 a 6 de dezembro – das 15h30 às 17h30 (Grupo com 10 pessoas)
Local: Theatro Sete de Abril – Praça Coronel Pedro Osório, 160.

Palestra com o autor do livro ‘Sete de Abril – O Teatro do Imperador”
Autor: Klécio Santos
Dia 10 de dezembro, às 18h30
Local: Instituto João Simões Lopes Neto – Dom Pedro II, 810.
O livro conta a história de um dos principais ícones do patrimônio histórico e cultural de Pelotas. O autor realizou uma pesquisa minuciosa que revelou histórias marcantes vividas no Theatro, personagens famosos e anônimos, artistas que frequentaram seu palco e deixaram registro na memória artística da cidade.

Redator(a): Juline Pogorzelski

Sobre Deco Rodrigues 6288 Artigos
Jornaleiro/Produtor cultural, social mídia, gestor de conteúdo web, pretenso escritor, autor estreante com o romance Três contra Todos.