Calote lança álbum ‘Contando Histórias’ dia 22 de agosto no Teatro Renascença em Porto Alegre


Foto: Nicholas Galvão

No novo trabalho ‘sem cortes’ o botão play é um portal que se abre e propõe um mergulho na sonoridade da banda.

“Contando Histórias” é o nome do primeiro álbum da banda Calote. O disco que flerta com ritmos brasileiros é uma porta aberta para a nova fase que o grupo vive: um passeio legítimo pela música brasileira contemplando samba, jazz, ijexá, xote e maracatu.

Foto: Nicholas Galvão

Uma grande história contada com começo, meio e fim em um show que contempla diversas linguagens artísticas como música, teatro, dança e tecnologia.

O álbum que vem ao mundo “sem cortes” se projeta com um lançamento interativo e dinâmico. O formato proporciona uma experiência peculiar: na audição, o botão play é um portal que se abre repleto de histórias.

Na prática, ao abrir das cortinas, o espectador entra no universo artístico da banda e se sente parte do todo. Esse processo de condução é feito por meio de vinhetas, intervenções artísticas, trocas de palco e um cenário inteligente.

Esse trabalho terá lançamento dia 22 de agosto no Teatro Renascença, no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues.

Foto: Nicholas Galvão

A cena deve ser composta por diversos elementos, como alguns televisores antigos que estarão espalhados rodando notícias/histórias pelo espaço cênico. Ali as histórias serão projetadas e ganharão vida, compondo com outros objetos cenográficos, como o canto do vinil, a literatura de cordel, o ambiente da poesia.

Tudo gira em torno de histórias que se traduzem em momentos. A banda vai reproduzir o disco na íntegra, utilizando de vinhetas e texturas sonoras e visuais como forma de conduzir a plateia, assim como no disco.

Foto: Nicholas Galvão

O novo álbum teve seu processo de produção em uma imersão musical em março de 2018, na cidade de Barão do Triunfo, interior do RS. De lá pra cá, muitas horas de estudo, produção, arranjos, e estúdio. As canções que compõe o trabalho vêm sendo lançadas desde janeiro em “double singles” mensais. O que difere o álbum dos singles é o formato sem cortes, que proporciona uma experiência diferente ao ouvinte.

Calote é expressão ‘brasuca’, cozinha na mesma panela os ritmos brasileiros, a essência da cultura verde e amarela dividida em cordas, ritmo e sopro. Uma mescla de elegância, modernidade e um tempero bem brasileiro das antigas.

O grupo defende seu trabalho autoral desde 2008 transitando entre casas noturnas, bares e teatros com forte referência na música brasileira. A irreverência e a simpatia se cruzam entre samba, jazz, ijexá, xote, e o bom balanço tupiniquim. Um show de música brasileira pra ninguém botar defeito.

CONTANDO HISTÓRIAS – lançamento do álbum da Banda Calote
Dia 22 de agosto, quinta-feira, 20h
Teatro Renascença – Av. Erico Verissimo, 307 – Porto Alegre RS

Ingressos:
R$ 30,00 / meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

Pontos de venda antecipado: Brizza Forneria (Rua 24 de Outubro, 1409 / das 11h30 às 14h30 e das 18h00 às 22h30).
Ou na hora na bilheteria do Teatro Renascença.

Apoio: Kino23, Odara Alfajores, Q Café Bom, Cervejaria Oito, Brizza Forneria.

O Teatro Renascença já faz parte da trajetória da banda, pois foi o palco de comemoração do aniversário de cinco anos e lançamento do primeiro EP, em 2013, com as presenças de Luis Vagner “Guitarreiro”, Tonho Crocco, Alexandre Rodrigues (Grupo Pau Brasil) e Batucada Coletiva Independente Turucutá. No mesmo ano, a Calote foi vencedora do Festival Palco PUCRS, premiação que garantiu um espetáculo junto da Orquestra Filarmônica da PUCRS no palco do Araújo Vianna.

Em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, apresentou na Fan Fest o espetáculo “Aqui é o país do futebol”, criado e produzido pela banda e apresentado no circuito SESC de São Paulo. Ainda no mesmo ano, a banda Calote obteve o terceiro lugar no 4° Festival de Música da Juventude de Porto Alegre.

Em 2016 o grupo lançou seu segundo EP autoral chamado “à Brasileira”. O trabalho ficou conhecido pela mistura de expressões artísticas, onde cada composição ganhou o olhar de um diretor de cinema, lançadas uma por uma, num formato que foi denominado Vídeo EP. Após período de lançamento individual de cada música, a banda realizou show de lançamento no Salão de Atos na UFRGS.

Sobre os músicos:

Músico, cantor e compositor, Brunno Bonelli traz consigo um referencial artístico baseado na música popular brasileira. Estudante do curso de música popular na UFRGS, atuou e dividiu palco com grandes nomes da MPB como Luis Vagner Guitarreiro, Marco Mattoli, Gabriel Moura, Adriano Trindade e Tonho Crocco. Fundador e vocalista da Banda Calote, Bonelli tem ainda seu trabalho solo chamado “Um samba por dia”, um disco que assinou e gravou em casa de forma independente com canções feitas durante suas férias em fevereiro de 2015, uma canção para cada dia. Jornalista formado pela PUCRS, também atua como professor de música e nas áreas de produção cultural, musical, trilhas sonoras e audiovisual.

Renato Dall Ago começou seus estudos musicais aos 10 anos na Banda Marcial do Colégio São João, da qual desde 2012 assina a regência. Teve aulas de solfejo e trompete com o maestro Manoel Luis Mota Dias (Maestro Mota). Atualmente integra as bandas Calote, Di Light & Banda, e Edu Conte e a Banda de Apartamento, além de fazer shows eventuais com outros grupos da cidade, como Papas da Língua e Dingo Bells. Em 2015 formou-­se no curso de Música da UFRGS, bacharelado em composição, obtendo a láurea acadêmica. Em 2017, foi vencedor do I Concurso Itamaraty de Composição Musical, na categoria ‘dobrado’.

Formado em licenciatura em Música no IPA, Leonardo Marchetto Baptista cursa pós-graduação em Educação Musical pela UERGS. Começou o estudo da música aos oito anos e hoje toca violão, baixo e trompete. Atualmente estuda baixo com Matheus Pasquali, toca trompete e baixo elétrico na orquestra de metais do Colégio São João. Participou de muitas oficinas e workshops, dentre elas, oficinas de choro com o trompetista Aquiles Moraes e workshop com o baixista Marcelo Mariano (Djavan). É professor de música em um projeto social da Prefeitura de Porto Alegre, o Projovem Adolescente.

Banda Calote
Brunno Bonelli – Voz
Handyer Borba – Teclado
Leonardo Baptista – Contrabaixo
Renato Dall Ago – Trompete

Músicos convidados
Chico Paixão – Violão/Guitarra
Bruno Coelho – Percussão
Gustavo Muller – Saxofone
Huberto Martins – Trombone
Mano Gomes – Bateria

Participações especiais
Eduardo Pitta – Voz
Fifo Santos – Zabumba
Ismael da Silva – Maracatu Truvão
Leonardo Boff – Teclado
Mateus Mapa – Flauta
Stefania Johnson – Flauta
Produção – Léo Muller
Direção de palco – Anderson Chachá
Engenheiro de som – Clauber Scholes
Luz – Maurício Rosa
Projeto gráfico – Kelvin Koubik
Produção e Direção Musical – Brunno Bonelli e Renato Dall Ago

Links vídeos:

Banda Calote – Sete Ventos (Videoclipe Oficial)

Banda Calote – Fique à Vontade (Videoclipe Oficial)

Redes sociais:
https://www.facebook.com/bandacalote/
http://instagram.com/bandacalote

Fonte: Bebê Baumgarten Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*