Duo Finlandia lança “Migrantes” disco argentino-brasileiro

Um argentino e um brasileiro se unem em um novo disco que analisa o movimento dos povos  e continua sua jornada de turnês, prêmios e destaques por 20 países.

Foto: Kazuo Kajihara

Duo Finlandia lança seu sexto disco com uma tour mundial e abordagem pessoal e atual. O duo conhecido por apresentar roupagens modernas de ritmos regionais pouco explorados está em constantes turnês por 9 anos de carreira e já foi chamado de “O duo que vale por mil” pela MTV Brasil e como “Jovens virtuosos” pelo renomado jornal francês Le Télegramme.

Agora chegam ao Brasil para lançar seu sexto disco: Migrantes. Uma pesquisa de dois anos por países sulamericanos focado no impacto que as migrações causaram nos povos, em sua cultura, e, claro, em sua música. A temática faz parte do DNA dos dois músicos, ambos residentes em seus países de origens são migrantes na maior parte do tempo e o duo tem nisso sua maior essência.

Migrantes por natureza: O duo que já tocou até na Finlândia, está em constante movimento. Falando de território brasileiro, falta apenas o Piauí e o Espírito Santo para incluir na agenda de shows.

Foto: Kazuo Kajihara

“Estamos esperando ansiosamente por convites”, fala Evangelista, violoncelista, é a parte brasileira do duo. Com passaportes repletos de carimbos, o duo utiliza das próprias viagens para alimentar o projeto com novas pesquisas e sonoridades.

“Estivemos no México, no final de 2018, e aproveitávamos todos os momentos livres para visitar mercados populares, provar comidas regionais, conversar com músicos locais e captar ambientes que nos inspiram na construção de novas músicas para o projeto. É preciso realmente viver para entender como cada povo chegou naquela sonoridade”, afirma Candussi, o argentino responsável pelo acordeão, teclado e sons eletrônicos do projeto.

Estas viagens e inspirações renderam um total de 6 discos de estúdio, incluindo o disco de “Dale” (2013) onde a dupla apresenta um repertório de colaborações com músicos de 4 continentes que conheceram durante as turnês. O reconhecimento logo acompanhou esta jornada, sendo premiado como melhor grupo instrumental (Prêmio Hangar) e posicionado entre top 10 das listas de principais sites musicais do mundo como os brasileiros “Embrulhador” e “Brazilophiles”.

O disco como um reflexo atual: Migrantes chega em um momento delicado, onde o mundo observa os deslocamentos dos povos impulsionados por problemas em suas terras de origem. Porém o tema vai muito além.

As migrações transformaram o mundo no panorama atual, misturando características, culturas e idiomas ao longo da história da humanidade. Este foi o ponto de partida da pesquisa da dupla para a concepção do novo disco, que possui a música de trabalho “Nomade”, um afrobeat resultado de vivências no nordeste brasileiro e “Travel”, ambas valorizando a forte presença da cultura africana nos povos sulamericanos.

O disco ainda possui o Wititi, ritmo peruano típico de celebrações ancestrais, “frevada” o típico ritmo do carnaval pernambucano e a música “Último migrante”, uma homenagem profunda aos povos nômades.

Foto: Kazuo Kajihara

Mais turnês: O duo escolheu o formato que estão acostumados para divulgar o disco: turnês. Já possuem diversos novos países para incluir no passaporte de 2019 e 2020. “Queremos muito passar por Africa e Ásia nesta tour. Recebemos muitos convites e nunca pudemos ir. Agora é o momento certo e questão realização pessoal mostrar este trabalho nestes continentes.” afirma Candussi.

E os músicos já estão na estrada. A tour migrantes iniciou no último dia 16 de junho, em Belém/PA e segue com shows agendados no Brasil até final de novembro. “Queremos passar por todas as regiões brasileiras antes de partir para outros países. O Brasil nos inspira muito e cria combustível para levar uma bela energia por todos os shows seguintes.” ressalta Evangelista.

DISCO “MIGRANTES” PARA BAIXAR EM WAV OU MP3
Também disponível em todas as plataformas.

Primeiras datas da tour de lançamento:
16.06 – BELÉM/PA – Festival Sonido
19.06 – BRASÍLIA/DF – Deguste Cultura
20.06 – SÃO JORGE/GO – Cavaleiro São Jorge
22.06 – BELO HORIZONTE/MG – Espaço do Ar
28.06 – SÃO PAULO/SP – Sesc Avenida Paulista – 21h
08.08 – GOIÂNIA/GO – Festa Felamacumbia
10.08 – BARBACENA/MG – Festival Loucomotiva
Outubro/Novembro – Tour Nordeste e Sul do Brasil
Dezembro em diante – Tour Europa + CentroAmerica
2020 – Tour Ásia + África

Uma resposta para “Duo Finlandia lança “Migrantes” disco argentino-brasileiro”

  1. Achei muito muito bom …Sou viúva de músico – Mestre Zé Paulo (cavaquinho ) .
    Queria poder ver /ouvir pessoalmente . Estou em São Paulo – grande SP . Vamos ver se o universo conspira a favor .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *