Porto Alegre, Pelotas e Bagé recebem eventos com o músico Chico Saraiva

Série de eventos de lançamento do livro do músico Chico Saraiva no Rio Grande do Sul. As Edições Sesc São Paulo acontecem nas cidades de Porto Alegre, Pelotas e Bagé entre os dias 24 e 27 de abril de 2019.

A obra Violão-canção: diálogos entre o violão solo e a canção popular no Brasil, lançada pelas Edições Sesc São Paulo, revela o resultado de encontros musicais dedicados à interseção entre o universo do violão solo e o da canção popular

Entre os dias 24 e 27 de abril, o músico Chico Saraiva participa de uma agenda de eventos de lançamento de seu livro Violão-canção: diálogos entre o violão solo e a canção popular, das Edições Sesc São Paulo nas cidades de Porto Alegre, Pelotas e Bagé, no Rio Grande do Sul.

Ao lançar Violão-canção: diálogos entre o violão solo e a canção popular no Brasil, o músico Chico Saraiva traz a público sua pesquisa sobre o violão como instrumento solista ligado à tradição escrita, e como acompanhador do canto na tradição musical brasileira. O desenvolvimento da obra se baseia em sete entrevistas com mestres da nossa música: João Bosco, Paulo César Pinheiro e Luiz Tatit, no campo da canção popular; Paulo Bellinati, Sérgio Assad e Marco Pereira, representando o violão solo de concerto; Guinga e Elomar como membros das duas tradições.

Ao longo da conversa, Saraiva e os entrevistados tocam canções que são indicadas no livro e podem ser assistidas em vídeo no site: www.violao-cancao.com. O texto, organizado por temas inspirados na ideia de uma montagem cinematográfica, trata de processo criativo, intercâmbios entre letra, melodia e harmonia, aspectos da execução, relação entre instrumentos e violão popular e erudito.

Orientador da dissertação que deu origem ao livro, o maestro e professor livre-docente da USP, Gil Jardim, assina o texto de quarta-capa. Nas palavras dele, “eis a característica mais fascinante desse livro: trazer, em discurso acessível e envolvente, intimidades do ato da criação musical na voz de vários craques da música brasileira”.

Chico Saraiva nasceu no Rio de Janeiro em 1973, foi criado em Santa Catarina e vive em São Paulo desde 1995. Estreou em 1999, no álbum instrumental Água (MCD), gravado com Eduardo Ribeiro e José Nigro, no qual apresenta suas primeiras composições.

Em 2003, foi vencedor do 6º Prêmio Visa de MPB (edição compositores), gravando as canções concorrentes no CD Trégua (Biscoito Fino) como parte da premiação. Em 2007, lançou seu terceiro disco, intitulado Saraivada (Biscoito Fino), com uma leitura autoral da música das culturas tradicionais brasileiras, interpretando o universo que pesquisa desde 1998 como integrante do grupo A Barca.

Sobrepalavras (Borandá), seu quarto álbum autoral, veio a público em 2009, numa parceria com Verônica Ferriani e Mauro Aguiar. Em 2012, lançou Tejo-Tietê (Delira), ao lado de Susana Travassos; em 2016, o Duo Saraiva-Murray (formado com Daniel Murray) apresentou o álbum instrumental Galope (Borandá) – os dois últimos discos foram produzidos por Paulo Bellinati.

Assim, ao longo dos anos, Chico Saraiva vem desenvolvendo seu trabalho no lapidar contínuo de sua música, que se alimenta do trânsito de elementos entre o violão e a canção. Mais informações em www.chicosaraiva.com.

Agenda de eventos de lançamento do livro Violão-canção: diálogos entre o violão solo e a canção popular:

Dia 24 de abril de 2019, quarta-feira, às 19h | Porto Alegre
Bate-papo e sessão de autógrafos com Chico Saraiva e exibição de documentário homônimo.
Local: Núcleo de Estudos da Canção | Campus Centro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) | Sala Redenção
Endereço: Avenida Engenheiro Luiz Englert, s/nº, Porto Alegre RS
Entrada Franca

Dia 25 de abril de 2019, quinta-feira, às 20h | Porto Alegre
Show de lançamento do livro. Chico apresentará sua síntese artística desenvolvida ao longo de seus seis CDs autorais já lançados. Participação especial de Leandro Maia.
Local: Instituto Ling
Endereço: Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras, Porto Alegre RS
Ingressos: de R$ 25 a R$ 50
Mais informações

Dia 26 de abril de 2019, sexta-feira, às 19h | Pelotas
Show de lançamento do livro. Chico apresentará sua síntese artística desenvolvida ao longo de seus seis CDs autorais já lançados.
Local: Auditório Milton de Lemos do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Endereço: Rua Felix da Cunha, 651, Pelotas RS
Entrada Franca

Dia 27 de abril de 2019, sábado, às 19h | Bagé
Exibição de documentário homônimo, seguido de show. Participação especial de Leandro Maia.
Local: Palacete Pedro Osório
Endereço: Av. Tupy Silveira, 1436, Bagé RS
Entrada Franca

Os títulos das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridos em todas as unidades do Sesc São Paulo, nas principais livrarias, em aplicativos como Apple Store e Google Play e também pelo portal www.sescsp.org.br/livraria.

EDIÇÕES SESC SÃO PAULO
Pautadas pelos conceitos de educação permanente e acesso à cultura, as Edições Sesc São Paulo publicam livros em diversas áreas do conhecimento e em diálogo com a programação do Sesc. A editora apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade. Seus títulos estão disponíveis nas Lojas Sesc, na livraria virtual do Portal Sesc São Paulo, nas principais livrarias e em aplicativos como Google Play e Apple Store.

Fonte: Buriti Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *