3ª edição do Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação supera expectativas


“Pelotas está definitivamente inserida na rota dos grandes festivais cinematográficos”. A afirmação parte do superintendente de Cultura da Secult, Mogar Pagana Xavier, ao se referir à realização da 3ª edição do Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação, que encerrou ontem (15). “A Prefeitura, mais uma vez, foi parceira dos organizadores, num apoio não só institucional como também material”, ressaltou o superintendente, que elogiou ainda a competência do trabalho de organização do evento, sob a responsabilidade da Gaia Cultura e Arte.

Mogar destacou como um dos pontos altos do Festival, a apresentação do curta-metragem “Os Óculos do Vovô”, obra de autoria de Francisco Santos e considerada a primeira obra de ficção do país, lançado pela Guarany Filmes. Francisco Santos, além de ser empresário, também foi um dos idealizadores da construção do Theatro Guarany, espaço que exibiu sua obra durante o Festival. Oficialmente, a construção do Theatro Guarany começou em 1º de dezembro de 1919, porém, a obra, de fato, começou em fevereiro de 1920, com planta desenhada pelo engenheiro Stanislau Szarfarki, que trabalhou sob a orientação de Santos, que inseriu elementos colhidos nos incontáveis teatros que conhecera. Além da idealização do teatro, Santos também foi o responsável pela fundação de salas de cinema locais, como o Capitólio e Cinema Avenida.

“Manuel Padeiro, de certa forma reconta esta bela história que envolve o município e seu patrimônio e presta uma homenagem ao fundador da Guarany Filmes, nome que sempre acompanhou Santos”, lembrou Xavier.

Originalmente com duas partes, o filme conta as aventuras de um menino travesso que pinta os óculos de seu avô enquanto este dormia. Ao acordar o avô acredita estar cego dando início à diversas situações engraçadas. Francisco Santos, além de dirigir o filme e escrever o roteiro, participa como ator interpretando o avô. Seu filho, Mário Santos, interpretou o papel do garoto travesso. O filme foi realizado em duas locações, no estúdio da Guarany Films e no Parque Souza Soares, em Pelotas.

Os Óculos do Vovô foi exibido “hors concours” durante o 3º Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação, no momento em que o filme completa 99 anos. Sem contar com as primeiras prováveis exibições que ocorreram na cidade, à época de seu lançamento, esta foi uma das primeiras vezes em que se oportunizou o contato com o primeiro filme de ficção da história do cinema brasileiro na cidade a qual a produção pertence.

Além deste, Santos, produziu ainda os filmes: “Marido Fera”, “Filmando Castelo Branco”, “O Crime dos banhados” e “O fim de um sonho”.

Redator: Sandra Lima
Foto: Jonathas Rivero
Fonte: pelotas.com.br