9ª Bienal do Mercosul lança Manual para Curiosos


Uma série de atividades marca o lançamento do material pedagógico desta edição. Um manual sobre muitos mundos e um em especial: a 9ª Bienal

A 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre lança seu material pedagógico, o Manual para Curiosos. Uma série de ações marca a chegada deste material que mais do que qualquer coisa, é um convite ao encontro dos diferentes saberes, disciplinas e gerações.

No link a 9ª Bienal disponibiliza para download parte do Manual para Curiosos, um livreto de ensaios sobre quatorze artistas da 9ª Bienal. No dia de mais uma ação de comunicação – desta vez uma mensagem em Código Morse a ser enviada desde a Ilha da Pólvora – a 9ª Bienal fará o lançamento do Manual para Curiosos em sua versão impressa. O envio da mensagem, parte integrante das ações curatoriais da 9ª Bienal do Mercosul| Porto Alegre, propõe refletir sobre as tecnologias de comunicação ao longo dos séculos, contando com a participação do Grupo Escoteiro Georg Black, que completa 100 anos em 2013. A ação acontece nesta sexta-feira, dia 16, a partir das 17h, no terraço da Usina do Gasômetro. Escoteiros receberão a mensagem em Código Morse e terão como missão reproduzi-la em outras linguagens e plataformas – sinais, escritos, vídeo, fotos, etc – disseminando a chegada da 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre à cidade… Se o clima for favorável. Para o grupo de curiosos, inventivos e observadores presentes será feita a primeira distribuição do Manual para Curiosos que depois chegará às redes de ensino e ao público interessado e participante das atividades da 9ª Bienal.

Para completar esta série de atividades especiais dedicada à curiosidade e a invenção, nos dias 23 e 24 de agosto acontece o Lab de Mediação “Na prática, a teoria é outra”, ministrado por Jorge Bucksdricker, mestre em filosofia, escritor e educador que participou na produção dos textos doManual para Curiosos. O Lab versará sobe as relações entre ciência e arte, conhecimento, teoria e prática. As inscrições, abertas a toda a comunidade e não apenas aos mediadores e professores, podem ser feitas pelo link: https://pt.surveymonkey.com/s/a_teoria_e_outra9BM

Manual para curiosos
O Manual para curiosos foi pensado como um material para educadores e estudantes, mas é também um manual para pais, mães, vizinhos, avós, tios, primos, amigos. Versa sobre muitos mundos e sobre um em especial: a 9a Bienal do Mercosul | Porto Alegre. o material está organizado para favorecer e incentivar o desejo pela busca e pela investigação.

Como um misto de caixa de ferramentas, manual de instruções e almanaque científico, o Manual para curiosos se materializa por meio de 14 ensaios textuais e visuais sobre artistas da Bienal; sugestões de pesquisa, atividades e abordagens sobre os temas presentes nessas investigações poéticas e científicas; e orientações para a construção caseira de instrumentos referentes a quatro eixos: medição, observação, transporte e comunicação. As instruções para a elaboração e uso de antigos inventos – como anemômetro, astrolábio, periscópio, odômetro, telégrafo, entre outros – foram atualizadas e estão aliadas a uma série de proposições e exercícios que nos fazem pensar sobre a sua importância e relevância no que tange ao desenvolvimento das tecnologias contemporâneas.

9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre
A 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre será realizada de 13 de setembro a 10 de novembro de 2013, em Porto Alegre, Brasil. Consiste em uma exposição de arte contemporânea, que inclui performances e eventos, apresentados em diversos locais da cidade. O projeto pedagógico da 9ª Bienal, Redes de Formação, iniciou no dia 17 de maio de 2013, junto com uma série especial de programas públicos e projeções de filmes.

Equipe Curatorial
Sofía Hernández Chong Cuy é a diretora artística e curadora-chefe da 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre. Também integram a equipe curatorial Mônica Hoff, curadora de base e responsável pelo programa Redes de Formação; Raimundas Malašauskas, curador do tempo; Bernardo de Souza, curador do espaço; e os curadores da nuvem Sarah Demeuse, Daniela Pérez, Júlia Rebouças e Dominic Willsdon. Luiza Proença é a coordenadora editorial da 9ª edição.

Locais
A 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre ocorre em diferentes locais de Porto Alegre: Usina do Gasômetro, Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS, Santander Cultural e Memorial do Rio Grande do Sul. Outros espaços e instituições também sediam projetos específicos, performances, programas públicos e eventos. Entre eles o Teatro Bruno Kiefer, a ilha do Presídio, localizada no Guaíba, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e a Fundação Vera Chaves Barcellos, em Viamão.

Organização
A 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre é realizada pela Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão desenvolver programas culturais e educacionais de arte contemporânea e a contínua aproximação com a criação artística para promover o acesso e o diálogo sobre a cultura e a arte a milhares de pessoas, de forma gratuita.

Patrocinadores e apoiadores
MINC – Ministério da Cultura / Governo Federal – Realização
Pró-Cultura RS / Secretaria do Estado da Cultura do Rio Grande do Sul / Governo do Rio Grande do Sul – Financiamento
Petrobras e Gerdau – Patrocinador Master
Itaú – Patrocinador do Projeto Pedagógico
IBM – Patrocinador Smarter
Santander – Patrocinador de Portais, previsões e arquipélagos
Oi – Patrocinador de Matinês
CEEE – Patrocinador do Programa Redes de Formação da 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre
Petrobras – Patrocinador do Transporte Escolar da 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre
Celulose Irani e Gerdau – Patrocinador Ouro do Programa de Comissões
Petrobras – Patrocinador Prata do Programa de Comissões
Grupo RBS, Lojas Pompéia, Vonpar, Lojas Renner, Évora e Braskem – Apoiador do Projeto Pedagógico
Timac Agro – Incentivador Diamante do Projeto Pedagógico
Triunfo Concepa – Incentivador Platina do Projeto Pedagógico

Oi Futuro, Canal Futura, Fundação Gaúcha de Bancos Sociais, Prefeitura de Porto Alegre, PUCRS, Aliança Francesa, Institut Français, Latitude, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS, Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural e Usina do Gasômetro – Apoiador Institucional

Por: Ariela Dedigo – Assessoria de Imprensa