Alabê Ôni é a atração do Baile dos pés descalços em Porto Alegre


Porto Alegre, RS - 27/03/2016 Tambores de Porto Alegre – Abertura de exposição com apresentação grupo Alabê Ôni Local: Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo Foto: Joel Vargas/PMPA

O grupo de percussão Alabê Ôni é a atração do Baile dos pés descalços na Casa Cultural Tony Petzhold dia 17 de dezembro.

Richard Serraria, Pingo Borel, Mimmo Ferreira e Tuti Rodrigues levam a batida afro ao espaço neste baile multicultural que integra o projeto “Casa das Artes”

Um convite sensível para o encontro com o espaço, com o outro, com a arte e com os sentidos! Essa é ideia do Baile dos pés descalços, iniciativa da Casa Tony Petzhold através do projeto Casa das Artes. A ideia é despir os sapatos e abrir as portas para um mundo mais sensível, através da entrega à música e ao movimento. A próxima edição acontece dia 17 de dezembro (sábado), às 21h, com o grupo de percussão Alabê Ôni apresentando o seu novo espetáculo “Alabem Brasileiro” que reúne ritmos, cantos e danças afro-brasileiras. A noite terá recepção artística de Paulo Romeu.

Porto Alegre, RS - 27/03/2016 Tambores de Porto Alegre – Abertura de exposição com apresentação grupo Alabê Ôni Local: Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo Foto: Joel Vargas/PMPA
Porto Alegre, RS – 27/03/2016
Tambores de Porto Alegre – Abertura de exposição com apresentação grupo Alabê Ôni
Local: Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo
Foto: Joel Vargas/PMPA

O grupo percussivo, criado em 2012, surgiu a partir da necessidade da valorização dos tambores ligados às manifestações de raízes africanas presentes no Rio Grande do Sul. Cantos, histórias e lendas ajudam a montar o quebra-cabeça da cultura africana no Estado. Ainda em 2012 o grupo fez sua estreia no Rio de Janeiro, no palco do Brasil Rural Contemporâneo, evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Em 2013 e 2014 o Alabê Ôni participou do projeto “Sonora Brasil” série “Tambores e Batuques”, promovido pelo Diretório Nacional do SESC, percorrendo todos os estados brasileiros, totalizando 120 apresentações ao longo de dois anos.

Formado por Richard Serraria, Pingo Borel, Mimmo Ferreira e Tuti Rodrigues, o grupo agora está em fase de finalização do documentário “Alabem Brasileiro”, que mostrará a viagem do grupo pelo Brasil e o encontro com Mestres Griôs e grupos de percussão de outros estados brasileiros. A produção do filme é do Coletivo de Comunicação Catarse. Alabê Ôni é uma expressão que significa “Nobre Tamboreiro” na língua Iorubá.

Baile dos pés descalços – Show com a banda Alabê Ôni
Dia 17 de dezembro (sábado), às 21h
Ingressos: R$ 20,00 inteira (Descontos previstos em lei)
Casa Cultural Tony Petzhold – Av. Cristóvão Colombo, 400. Bairro Floresta.
Informações e reservas pelo telefone: (51) 3268-9669

Site: http://alabeoni.blogspot.com.br/
Facebook: www.facebook.com/alabeoniface

Fonte: Bebê Baumgarten/ Ana Karla Severo/ BD Divulgação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*