Aluna da UFPel recebe Premio Destaque


mont-assemb-010Mariza Fernanda V. de Souza, aluna no Instituto de Artes e Design da Universidade  Federal de Pelotas apresentou o projeto: Frederico Trebbi, um pintor italiano no  sul do Brasil, com orientação da Profª Drª Neiva Maria F. Bohns, no  XXII Salão de Iniciação Cientifica da URFGS e recebeu o premio destaque da tarde do dia 21/10/2010.

O projeto: Frederico Trebbi  pretende  investigar a atuação do pintor italiano Frederico Trebbi (Roma, 1837 – Pelotas, 1928) durante os anos em que esteve radicado na cidade de Pelotas, RS. O  pintor Frederico Alberto Crispin Arnoldi Trebbi,foi um elemento útil não só para seu país, ao qual serviu durante 35 anos com funções consulares, mas também para a cultura de Pelotas. Abriu um atelier e curso de desenho e pintura. Pertenceu à Academia de Comércio de Pelotas e foi Professor de desenho do Ginásio Pelotense, por longos anos.

Como pintor especializou-se em retratos que, hoje, na maioria, fazem parte das Instituições Públicas de Pelotas. Entre as alunas que primeiro freqüentaram seus cursos estavam D. Leocádia Tavares de Assumpção, Maria Francisca Mendonça Assumpção e Maria Josefa Mendonça entre outras.

Já no século XX podes-se lembrar Maria M.De Souza, Elcira Moreira Boada, Leonídia M. Osório,Cipriana Faria Rosa, Ninfa Silveira, Zoquinha Kaboldt, Lili Krental, Alice Wiering e Leopoldo Gotuzzo, seu mais Brilhante discípulo.

Cabe ainda destacar, dentre suas alunas mais recentes, D. Marina M. Pires que, apaixonada pela pintura veio a ser a idealizadora e fundadora da Escola de Belas Artes de Pelotas.

____________________________________________________________________
!- e-Cult Pelotas/RS Você também pode participar! Veja como é fácil.