Alunos do Alfredo Simon publicam Livro


Desenvolvido desde o início do ano letivo, projeto multidisciplinar culminou com a publicação de livro. O lançamento ocorreu em dezembro, e os autores são jovens das turmas de 5ª e 7ª séries do Colégio Sinodal Alfredo Simon. O livro “Contos e lendas – releituras” (80 páginas), foi possível devido ao apoio dos pais.

Colégio Sinodal Alfredo Simon
Colégio Sinodal Alfredo Simon
Jovens autores participaram do projeto com a professora Magdalena Voigt
Livro viabilizado através do apoio dos pais

Leituras, pesquisa e produção textual. Etapas do projeto que reúne as professoras de português Magdalena Voigt da 7ª série, e Elisângela Maas da 5ª série. A iniciativa contou com 55 alunos, com idades entre dez e treze anos. Conforme Magdalena, até 2008, a conclusão era através de relatório, com os alunos já exercitando normas metodológicas. Além disso, também o contato com as técnicas de informática. Em 2009, o trabalho está aparecendo em livro. O volume é ilustrado, e a capa e diagramação são autoria de Eloir Antônio Oliveira da Silva.

Colégio Sinodal Alfredo Simon
Alunas Mariana Schneid e Lia Seus

LANÇAMENTO – Manhã festiva nas dependências do Colégio situado na Zona Norte. A 11 de dezembro houve o lançamento do livro com a entrega dos volumes aos jovens autores. Animadas, as meninas Mariana Schneid e Lia Seus, comentaram sobre a participação no projeto. Mariana integra o volume com a reinvenção da lenda do “Curupira”, inserindo também a lenda da “Pisadeira”. Já a colega Lia escreveu sobre o “Monstro do Lago Ness” adicionado de elementos do Sítio do Picapau Amarelo. Elas comentaram que o projeto incentiva a leitura e prepara para novos projetos.

LENDAS E CONTOS – As professoras mencionam que o trabalho abordou contos de fadas, lendas folclóricas e urbanas. Alunos da 5ª série elaboraram releituras de temas como “Cinderela”, “Peter Pan”, “Pinóquio”, “Bela Adormecida” e “Branca de Neve”. Já as lendas, temática da turma de 7ª série, foram estimuladas através daquelas que estão presentes na obra de Monteiro Lobato. A professora Magdalena observa que também houve abordagem sobre “O Negrinho do Pastoreio” de João Simões Lopes Neto.

* Carlos Cogoy * Jornalista, Editor de “Cultura” do jornal Diário da Manhã. Professor de Filosofia – Pelotas/RS.
E-mail: [email protected]
* fotos: Carlos Cogoy
Fonte: www.3milenio.inf.br