AMASETE realiza Cortejo Cultural dia 7 de Abril em Pelotas


Foto: Divulgação

Que o Theatro Sete de Abril foi o primeiro a ser construído no Rio Grande do Sul todo mundo já sabe. Mas o porquê do nome Sete de Abril, poucos tem conhecimento.

Fundado em 02 de dezembro de 1833, o Theatro Sete de Abril é um dos mais antigos do Brasil. Idealizado por uma sociedade dramática, existente na então Vila São Francisco de Paula, hoje Pelotas, o espaço viria a servir para movimentar a cena artística da região que dava grandes saltos no seu desenvolvimento urbano. E deu certo! Já nos primeiros anos via-se passar pelo seu palco uma enormidade de espetáculos originados das mais diversas cidades do Brasil e do exterior.

Seu nome, porém, está ligado a um importante fato histórico do Brasil, a abdicação do imperador Dom Pedro I ao trono brasileiro em 7 de abril de 1831, ano que marca também o início da construção do edifício que encontra-se hoje em processo de restauro integral.

Portanto, para marcar a data conectada com a história do Theatro Sete de Abril, a AMASETE realizada na próxima segunda-feira (7), às 18h00, na Esplanada dos Artista, um Cortejo Cultural. O evento, aberto ao público, é uma manifestação de amor ao Theatro e propõem resgatar o antigo baile do redondo em forma de bloco carnavalesco e animado com marchinhas antigas. Esta ação, ainda, tem como intuito a integração de artistas e comunidade como forma de valorizar a arte e a cultura no município de Pelotas.

SOBRE A AMASETE
A Associação Amigos do Theatro Sete de Abril (AMASETE), fundada em agosto de 2012, é uma associação civil que reúne artistas, ativistas culturais, gestores do patrimônio cultural e comunidade em geral com interesse comum na promoção do Theatro Sete de Abril e das artes do palco. Apesar da pouca idade, completa dois anos em 2014, a AMASETE tem promovido e apoiado diversas atividades artísticas e culturais na cidade de Pelotas. São exemplos a programação cultural com espetáculos de dança, música e teatro que marcou seu lançamento, o projeto Saudade dos Aplausos no Sete, a participação no evento A Dança Fora de Si e no Dia do Patrimônio de Pelotas, além do apoio ao projeto Sete ao Entardecer.

Os interessados em conhecer e participar das atividades da AMASETE podem entrar em contato com a associação através do [email protected] ou pela fanpage no facebook.

SERVIÇO
O QUÊ: Cortejo Cultural da AMASETE
QUANDO: 7 de abril, a partir das 18 horas.
ONDE: Esplanada dos artista da Praça Coronel Pedro Osório, em frente ao Theatro Sete de Abril.
Direção Artística: Berê Fuhro Souto Música: Cuícapel Hino: Ronaldo Pedra Porta estandarte: Eleonora Santos

Fonte: Dan Barbier

Foto: Divulgação