Antiga Intendência de São José do Norte será restaurada

0
347

Mantenedores

O ano começa com boas notícias para a preservação da história gaúcha. O restauro da antiga Intendência São José do Norte (RS), prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE), começará a ser executado neste mês janeiro de 2018.

A obra tem um custo total de R$ 6 milhões e será realizada através da Lei Rouanet, com financiamento da EBR – Estaleiros do Brasil, Mitsui & Co, Toyo do Brasil, Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro e Toyo Setal. A primeira, das quatro etapas, tem previsão de duração de 14 meses e custo de R$ 1,6 milhão.

Prédio Antiga Intendencia -  Credito: Prefeitura de São José do Norte
Prédio Antiga Intendencia –
Credito: Prefeitura de São José do Norte

O objetivo da iniciativa é a recuperação e proteção deste bem histórico, que faz parte da memória do Rio Grande do Sul. De acordo com a produtora executiva do projeto, Clarice Ficagna, da Surya Projetos, os primeiros passos serão voltados a evitar que os danos estruturais existentes evoluam ainda mais, em função das avarias de cobertura do prédio. “A partir do reforço das estruturas fragilizadas já será possível evitar um colapso maior nesta importante edificação tombada”, avalia Clarice. A fase inicial contempla a limpeza de obra e remoção de entulhos, escoramento e proteção de elementos internos de valor artístico, remoção de barroteamento, pisos e forros degradados, restauração da cobertura da edificação e do sistema de coleta pluvial, execução da caixa do elevador para PNE, execução de cinta de amarração em concreto armado, início das ações para a instalação elétrica, telefone e alarme no pavimento térreo, execução da base de concreto para o reservatório de água, execução dos forros em algumas salas do pavimento superior. Segundo ela, a ideia é que a comunidade acompanhe todas as fases do projeto, através de ampla divulgação das ações na imprensa, mídias sociais e a promoção de atividades que envolvam os moradores locais.

O arquiteto Wiliam Pavão, da empresa Patrimonium, responde pela elaboração do projeto. Com larga experiência no segmento, tem no currículo obras de restauração como o Theatro Esperança de Jaguarão, o Solar dos Imperadores de São José do Norte, o Museu Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, o Museu Barbosa Lessa, em Piratini, entre outros importantes exemplares edificados da história gaúcha.

HISTÓRICO – A antiga Intendência está localizada no centro histórico de São José do Norte e foi projetada pelo arquiteto francês Constante Mathelin, em 1898. No decorrer de sua história, importantes reuniões, saraus e conferências aconteceram no seu interior. Entre 1940 e 1947 o salão da prefeitura foi palco de diversos eventos sociais e culturais para a comunidade de São José do Norte. Com estilo eclético, o prédio abrigou ao longo da história mais de 20 administradores, entre intendentes e prefeitos. Já foi sede dos três poderes executivo, legislativo e judiciário, e serviu de dependência para a Prefeitura Municipal até o ano de 1985, quando seu estado de conservação obrigou à transferência para outro local. Neste ano teve início a primeira obra de recuperação parcial do prédio, mas logo foi interrompida por falta de recursos financeiros, permanecendo fechado até o ano de 2007. Neste ano, através de um esforço coletivo para a busca de recursos, foi viabilizada mais uma parte da obra, vindo a paralisar novamente em 2009. Nesta data um incêndio comprometeu parte do telhado, assim como o revestimento do salão principal, cuja pintura retratava o estilo de tapeçaria oriental.

Fonte: Gabriela Mazza
Jornalista – MtB: 9838
Satolep Press – Comunicação e fotografia

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA