Apresentação revive o maior festival de teatro da Grécia Antiga em Pelotas


Foto: Jô Folha

Um cabaré apocaliptíco, saído da belle époque parisiense, converge com as festividades gregas em homenagem ao deus Dionísio. A proposta pode soar esquisita, mas a intenção da Companhia Teatral Aurora é justamente reunir as vertentes artísticas pulsantes na cidade – independente de qual suporte – e multiplicá-las em sensações e trocas culturais com o público. Sob o título Dionisía Urbana, a trupe recebe convidados no Coletivo Munaya, em Pelotas, para noites de teatro, dança e performances. “É um convite ao absurdo fantástico”, define a integrante Marta Grill. Os interessados em adentrar este “mundo paralelo”, como sugerem os auroras, podem começar sua jornada no domingo.

O evento é inspirado no principal festival de teatro grego, chamado Grande Dionisíaca, que consistia na apresentação de três peças dramáticas e uma sátira por dia. Dessas mostras, surgiram textos da quinta arte que são referências até os dias atuais. Independente de ser tragédia ou comédia, a Companhia Aurora vale-se do espírito do deus do vinho, da loucura, das festas e dos ciclos vitais para promover apresentações de diferentes grupos locais com o intuito de fomentar a cena cultural. Como brinde, encerramento com show dos organizadores do evento.

Sem conseguir fugir da temática “cabaré”, fruto do primeiro trabalho cênico da companhia, Cabaré Aurora, com sessões lotadas no Tablado, João Gilberto Bar e Bibliotheca Pública Pelotense, o grupo proporcionará um ambiente aconchegante e intimista para acolher o público. Martha defende sua visão de cabaré: “É aquele espaço onde a boemia se reúne para falar de assuntos proibidos”. Sem associação com os prostíbulos. A partir desse conceito, o Dionisía deve transcorrer nos dois ambientes do Munaya, com as pessoas conversando, circulando pela casa, bebericando no bar e interagindo com as performances previstas pelo decorrer da noite.

Serviço
O quê: inauguração do Dionisía Urbana
Quando: domingo (2/12/2012), às 20h
Onde: Coletivo Munaya, na rua Tiradentes, 2.332
Ingressos: na hora, por R$ 8,00
Artistas interessados em participar das apresentações podem entrar em contato com os integrantes da Companhia Aurora

Por: Max Cirne
Fonte: diariopopular.com.br