Banda Doidivanas lança documentário em comemoração aos 20 anos de carreira

1
311

Mantenedores

Lançamento do documentário “Próximos Distantes” da banda Doidivanas acontece dia 11 de outubro, quarta-feira, a partir das 19h, no canal DoidivanasRock, no Youtube.

No dia 17 de outubro, terça-feira, o grupo apresenta seu novo disco, “Próximos Distantes”, no projeto Sarau Elétrico, a partir das 22h, no bar Ocidente, em Porto Alegre.

DOIDIVANAS_flyer_documentarioDurante as gravações do quinto álbum da banda, “Próximos Distantes”, entre 2016 e 2017, foi produzido um documentário sobre o processo criativo e de gravação do disco e a trajetória do grupo. O audiovisual traz depoimentos dos integrantes da Doidivanas, além de material de arquivo e acervo da banda, como videoclipes, gravação de shows e de entrevistas, registros de ensaios e de gravações em estúdio, fotos, cartazes e outros materiais gráficos, com duração de cerca de 1 hora e 20 minutos. O documentário tem direção de Daniel “Cuca” Moreira e entrevistas de Cassiano Gasperin. A partir do dia 11/10, quarta-feira, às 19h, vai estar disponível – gratuitamente – no canal da banda no Youtube, chamado DoidivanasRock.

E para seguir as comemorações dos 20 anos de carreira, a Doidivanas realiza a canja musical do Sarau Elétrico, no dia 17/10, terça-feira. O evento, que reúne Katia Suman, Luís Augusto Fischer, Diego Grando e convidados para um debate literário bem-humorado sempre conta com uma atração sonora. Na apresentação da Doidivanas no Bar Ocidente, vão estar músicas do repertório do disco “Próximos Distantes”, com a participação especial da cantora Lara Rossato. O Sarau Elétrico começa às 21h e o show inicia às 22h. O Bar Ocidente fica na Rua João Telles, 940, esquina com Osvaldo Aranha, em Porto Alegre.

Próximos Distantes
Com duas décadas de carreira artística, a Doidivanas apresenta novo álbum com 13 faixas, que incluem composições inéditas, criadas ao longo da trajetória, além de releituras de autores gaúchos. As influências deste trabalho circulam entre o rock, o folk, a música regional brasileira e a world music.

Em “Próximos Distantes”, participam como convidados o cantor nativista Joca Martins, a cantora Lara Rossato, o compositor e músico Edu daMatta, os instrumentistas Luciano Maia, no acordeon, Edison Macuglia, nos violões, Fernando “Bizo” Silva, nos teclados (que gravou suas participações diretamente da Califórnia, nos Estados Unidos) e também o produtor musical do álbum, João Marcos “Negrinho” Martins, nos baixos acústicos. Além das músicas autorais, o disco traz canções dos compositores Jorge Nicola Prado, Edison Macuglia, Juarez Machado de Farias e Edu daMatta.

O álbum “Próximos Distantes” foi gravado e mixado no A Vapor Estúdio, em Pelotas, entre agosto de 2016 e maio de 2017. O projeto do disco e do documentário tem produção executiva de Yara Baungarten, da Imagina Conteúdo Criativo, e conta com o financiamento do edital ProCultura, da Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas.

Foto: Luigi Sidré
Foto: Luigi Sidré

Doidivanas
Surgida em 1995, na cidade de Pelotas (RS), criando uma fusão entre o rock, elementos da cultura regional gaúcha e estilos contemporâneos e tem cinco discos gravados. Os integrantes da Doidivanas são: Felipe Mello, nos vocais, Rodrigo Osório, no baixo, Daniel Conceição, na guitarra, Rodrigo dMart, na bateria, além de Daniel “Cuca” Moreira, no baixo e violão, também responsável pelos projetos gráficos de todos os álbuns da banda.

Em sua trajetória, a Doidivanas já lançou cinco discos: “Liber Pampa” (1998), CD e HQ “Doidivanas & Libório” (1999, em parceira com o cartunista André Macedo), “Viagem ao Sul da Terra” (2002) e “Nosotros” (2008), um álbum de releituras de artistas, compositores e bandas gaúchos, brasileiros e latino-americanos, e “Próximos Distantes” (2017). A banda realizou diversos shows em casas de espetáculo, projetos culturais, mostras coletivas e festivais no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Uruguai.

Ao longo de duas décadas, a Doidivanas desenvolve um processo criativo de investigação e experimentação sobre ritmos sulistas (como vanera, chamamé, xote, chacarera e milonga), instrumentos tradicionais (acordeon, gaita-ponto, bumboleguero), a linguagem e a poesia nativistas (causos, canções e ditos populares) para fundi-las com a musicalidade urbana atual.

Em 2015, o grupo lança uma versão digital do seu álbum de estreia, chamada agora de “Liber Pampa Remexido”, apresentando 12 faixas remixadas e remasterizadas, melhorando sua sonoridade, além de incluir arranjos e instrumentos que haviam sido eliminados da versão original de 1998. A venda online, que inclui ainda os discos “Viagem ao Sul da Terra“ (2002), “Nosotros” (2008) e “Próximos Distantes” (2017), está disponível em mais de 30 lojas e sites de streaming e download, como Spotify, Deezer, Google Play e Apple Music.

Doidivanas – Lançamento do documentário “Próximos Distantes”
Duração: 1h20min
Direção: Daniel “Cuca” Moreira
11/10 – Quarta-feira – 19h
Liberado no Youtube: www.youtube.com/c/DoidivanasRock
Evento no Facebook: https://tinyurl.com/doidivanas-documentario

Doidivanas – Canja musical no Sarau Elétrico
Participação especial: Lara Rossato
17/10 – Terça-feira – 22h
Bar Ocidente – João Telles, 940, esquina Osvaldo Aranha
Ingressos – R$ 30,00

Doidivanas – CD Próximos Distantes
13 faixas – Independente – R$ 20,00

Discografia
Liber Pampa (1998), EP Doidivanas e Libório (1999), projeto CD/Gibi, com o cartunista André Macedo, Viagem ao Sul da Terra (2002), Nosotros (2008) e Próximos Distantes (2017).
DOIDIVANAS NAS PLATAFORMAS DIGITAIS
SPOTIFY: https://tinyurl.com/Doidivanas-Spotify
APPLE MUSIC: https://tinyurl.com/Doidivanas-AppleMusic
GOOGLE PLAY: https://tinyurl.com/Doidivanas-GooglePlay
DEEZER: https://tinyurl.com/Doidivanas-Deezer

Contatos
Doidivanas no Facebook: https://www.facebook.com/DoidivanasRock
Doidivanas no Twitter: https://twitter.com/DoidivanasRock
Doidivanas no YouTube: https://tinyurl.com/doidivanas-youtube

Fonte: Imagina Conteúdo Criativo | Imagina Criative Content

1 COMENTÁRIO

  1. DOIDIVANAS.
    20 anos, ainda jovens rapazes, com uma excelente e promissora banda!
    O CD “Próximos Distantes” em comemoração desses 20 anos, são mais PRÓXIMOS do que DISTANTES. É assim que eu os vejo, pois são muito amigos entre si, verdadeiros amigos, campeões e vencedores. Espero ver esse grupo bem breve tocando no Conversas com Bial, no mínimo, naquele espaço de pequeno palco, onde algumas bandas se apresentam diariamente!
    Acompanho quase que de perto, pois moro a 250 km de Pelotas, mas muito próximo de coração.
    Tenho com muito orgulho os CD dessa gurizada, DOIDA, digo DOIDIVANAS, e seguidamente, presenteio amigos com esses exemplares.
    Desejo todo o sucesso exponencial que eles merecem.
    Luiz Antonio – Toninho

DEIXE UMA RESPOSTA