Banda Doidivanas lança documentário em comemoração aos 20 anos de carreira


Lançamento do documentário “Próximos Distantes” da banda Doidivanas acontece dia 11 de outubro, quarta-feira, a partir das 19h, no canal DoidivanasRock, no Youtube.

No dia 17 de outubro, terça-feira, o grupo apresenta seu novo disco, “Próximos Distantes”, no projeto Sarau Elétrico, a partir das 22h, no bar Ocidente, em Porto Alegre.

DOIDIVANAS_flyer_documentarioDurante as gravações do quinto álbum da banda, “Próximos Distantes”, entre 2016 e 2017, foi produzido um documentário sobre o processo criativo e de gravação do disco e a trajetória do grupo. O audiovisual traz depoimentos dos integrantes da Doidivanas, além de material de arquivo e acervo da banda, como videoclipes, gravação de shows e de entrevistas, registros de ensaios e de gravações em estúdio, fotos, cartazes e outros materiais gráficos, com duração de cerca de 1 hora e 20 minutos. O documentário tem direção de Daniel “Cuca” Moreira e entrevistas de Cassiano Gasperin. A partir do dia 11/10, quarta-feira, às 19h, vai estar disponível – gratuitamente – no canal da banda no Youtube, chamado DoidivanasRock.

E para seguir as comemorações dos 20 anos de carreira, a Doidivanas realiza a canja musical do Sarau Elétrico, no dia 17/10, terça-feira. O evento, que reúne Katia Suman, Luís Augusto Fischer, Diego Grando e convidados para um debate literário bem-humorado sempre conta com uma atração sonora. Na apresentação da Doidivanas no Bar Ocidente, vão estar músicas do repertório do disco “Próximos Distantes”, com a participação especial da cantora Lara Rossato. O Sarau Elétrico começa às 21h e o show inicia às 22h. O Bar Ocidente fica na Rua João Telles, 940, esquina com Osvaldo Aranha, em Porto Alegre.

Próximos Distantes
Com duas décadas de carreira artística, a Doidivanas apresenta novo álbum com 13 faixas, que incluem composições inéditas, criadas ao longo da trajetória, além de releituras de autores gaúchos. As influências deste trabalho circulam entre o rock, o folk, a música regional brasileira e a world music.

Em “Próximos Distantes”, participam como convidados o cantor nativista Joca Martins, a cantora Lara Rossato, o compositor e músico Edu daMatta, os instrumentistas Luciano Maia, no acordeon, Edison Macuglia, nos violões, Fernando “Bizo” Silva, nos teclados (que gravou suas participações diretamente da Califórnia, nos Estados Unidos) e também o produtor musical do álbum, João Marcos “Negrinho” Martins, nos baixos acústicos. Além das músicas autorais, o disco traz canções dos compositores Jorge Nicola Prado, Edison Macuglia, Juarez Machado de Farias e Edu daMatta.

O álbum “Próximos Distantes” foi gravado e mixado no A Vapor Estúdio, em Pelotas, entre agosto de 2016 e maio de 2017. O projeto do disco e do documentário tem produção executiva de Yara Baungarten, da Imagina Conteúdo Criativo, e conta com o financiamento do edital ProCultura, da Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas.

Foto: Luigi Sidré
Foto: Luigi Sidré

Doidivanas
Surgida em 1995, na cidade de Pelotas (RS), criando uma fusão entre o rock, elementos da cultura regional gaúcha e estilos contemporâneos e tem cinco discos gravados. Os integrantes da Doidivanas são: Felipe Mello, nos vocais, Rodrigo Osório, no baixo, Daniel Conceição, na guitarra, Rodrigo dMart, na bateria, além de Daniel “Cuca” Moreira, no baixo e violão, também responsável pelos projetos gráficos de todos os álbuns da banda.

Em sua trajetória, a Doidivanas já lançou cinco discos: “Liber Pampa” (1998), CD e HQ “Doidivanas & Libório” (1999, em parceira com o cartunista André Macedo), “Viagem ao Sul da Terra” (2002) e “Nosotros” (2008), um álbum de releituras de artistas, compositores e bandas gaúchos, brasileiros e latino-americanos, e “Próximos Distantes” (2017). A banda realizou diversos shows em casas de espetáculo, projetos culturais, mostras coletivas e festivais no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Uruguai.

Ao longo de duas décadas, a Doidivanas desenvolve um processo criativo de investigação e experimentação sobre ritmos sulistas (como vanera, chamamé, xote, chacarera e milonga), instrumentos tradicionais (acordeon, gaita-ponto, bumboleguero), a linguagem e a poesia nativistas (causos, canções e ditos populares) para fundi-las com a musicalidade urbana atual.

Em 2015, o grupo lança uma versão digital do seu álbum de estreia, chamada agora de “Liber Pampa Remexido”, apresentando 12 faixas remixadas e remasterizadas, melhorando sua sonoridade, além de incluir arranjos e instrumentos que haviam sido eliminados da versão original de 1998. A venda online, que inclui ainda os discos “Viagem ao Sul da Terra“ (2002), “Nosotros” (2008) e “Próximos Distantes” (2017), está disponível em mais de 30 lojas e sites de streaming e download, como Spotify, Deezer, Google Play e Apple Music.

Doidivanas – Lançamento do documentário “Próximos Distantes”
Duração: 1h20min
Direção: Daniel “Cuca” Moreira
11/10 – Quarta-feira – 19h
Liberado no Youtube: www.youtube.com/c/DoidivanasRock
Evento no Facebook: https://tinyurl.com/doidivanas-documentario

Doidivanas – Canja musical no Sarau Elétrico
Participação especial: Lara Rossato
17/10 – Terça-feira – 22h
Bar Ocidente – João Telles, 940, esquina Osvaldo Aranha
Ingressos – R$ 30,00

Doidivanas – CD Próximos Distantes
13 faixas – Independente – R$ 20,00

Discografia
Liber Pampa (1998), EP Doidivanas e Libório (1999), projeto CD/Gibi, com o cartunista André Macedo, Viagem ao Sul da Terra (2002), Nosotros (2008) e Próximos Distantes (2017).
DOIDIVANAS NAS PLATAFORMAS DIGITAIS
SPOTIFY: https://tinyurl.com/Doidivanas-Spotify
APPLE MUSIC: https://tinyurl.com/Doidivanas-AppleMusic
GOOGLE PLAY: https://tinyurl.com/Doidivanas-GooglePlay
DEEZER: https://tinyurl.com/Doidivanas-Deezer

Contatos
Doidivanas no Facebook: https://www.facebook.com/DoidivanasRock
Doidivanas no Twitter: https://twitter.com/DoidivanasRock
Doidivanas no YouTube: https://tinyurl.com/doidivanas-youtube

Fonte: Imagina Conteúdo Criativo | Imagina Criative Content

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*