Baronesa reabre as portas para comemorar seus 28 anos


73629e9d0b0446ea99fae8baf054c4f0O museu da Baronesa reabrirá suas portas no dia 24 de abril para o fim de semana de comemoração dos seus 28 anos. Na última semana foi iniciado o processo de manutenção anual, uma parceria entre a Secretaria de Cultura (Secult), Associação dos Amigos do Museu da Baronesa (Ambar) e Casa Brasil Tintas. O Museu foi inaugurado em 25 de abril de 1982.

A parceria permite que neste período seja feita a correção dos problemas mais graves nas madeiras do forro e rodapés, limpeza do forro e lavagem, e pintura interna de 15 salas, além da troca de algumas esquadrias danificadas. Antes do início dessas melhorias, a Secult fez a revisão do telhado, à procura de telhas deslocadas ou quebradas e limpeza de calhas e rufos, para eliminar goteiras e infiltrações.

De acordo com o secretário de Cultura, Mogar Xavier, a manutenção é feita anualmente antes da chegada do inverno, e que o restauro, de fato, do espaço entrará na pauta do PAC das Cidades Históricas, quando será avaliada e recuperada toda a estrutura do prédio – do telhado ao alicerce – e revitalizado o Parque, uma área de sete hectares, onde o prédio está inserido, em uma obra que terá um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão.
Devido ao grande volume, parte do acervo do Museu não fica exposta, apenas em exposições temáticas de curta duração. Na sala denominada de “reserva técnica”, onde existem ventiladores e aparelhos desumidificadores. As peças de maior valor histórico são guardadas em cofres adquiridos com o patrocínio da Caixa Econômica Federal. Funcionários, estagiários e voluntários da área verificam o material permanentemente para examinar a existência de danos causados pela umidade. O Museu da Baronesa recebe entre 12 e 13 mil visitantes a cada ano.

Fonte: pelotas.com.br
Redator: Alessandra Meirelles MTB 10052
Fotógrafo: Jorge Gonçalves