Barra do Chuí e Hermenegildo estão na Campanha Mares Limpos da ONU


Foto: Janaína de Lima

Pelo segundo ano consecutivo, o Caminho dos Faróis estará participando da campanha Mares Limpos, criada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) com o objetivo de sensibilizar pessoas, governos e empresas a conter o avanço da poluição nos oceanos.

A campanha, que ocorre por todo o planeta, contará com vários eventos de limpeza de praias. Nos Balneários de Barra do Chuí e Hermenegildo, pertencentes ao município de Santa Vitória do Palmar, o Caminho dos Faróis, que regularmente organiza caminhadas e ações de limpeza no local, estará organizando diversas atividades.

Foto: Janaína de Lima

A programação começa no dia 13 de setembro, às 18hs, com uma palestra aberta ao público, onde a profa. Helia Alice dos Santos irá apresentar o projeto PRO-CREP, uma experiência de sucesso de reciclagem do lixo no município de Palhoça, em Santa Catarina. No dia seguinte, serão distribuídos materiais educativos em escolas municipais. O conteúdo conta com um jogo pedagógico de temática ecológica, contendo elementos da geografia, fauna e flora local. O projeto foi elaborado pela arte educadora Janaína De Lima e obteve os recursos necessários através de um financiamento coletivo.

Já no dia 15 de setembro, toda a comunidade está convidada a participar da ação de limpeza de praia entre o balneário do Hermenegildo e Barra do Chuí. O lixo coletado nos locais será pesado e catalogado, com os dados sendo enviados posteriormente para a ONU Meio Ambiente. Através destas informações, a organização monitora o lixo do planeta, criando formas de conter o avanço da poluição nos mares.

Uma das organizadoras do evento, Janaína De Lima, destaca a relevância das ações propostas para a campanha Mares Limpos. “Estamos empolgados com a perspectiva de fazermos um evento onde estarão envolvidos vários segmentos da comunidade local. Nossos parceiros, simpatizantes e colaboradores estão alinhados com nossa proposta de ação ecológica e o projeto educativo com a sensibilização e consciência dos pequenos cidadãos que ocuparão este planeta”, afirmou.

O Caminho dos Faróis apresenta um formato inédito de turismo, com caminhadas meditativas ecologicamente ativas. O roteiro de 190 km, percorrido em 8 dias com aproximadamente 25 km por dia, inicia na localidade da Capilha, Rio Grande (RS), margeia a estação ecológica do Taim até o litoral pela estrada da Serraria, segue pela orla marítima até o balneário da Barra do Chuí, em Santa Vitória do Palmar (RS).

Fonte: Amorim Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*