Biblioteca Itinerante nas Escolas de Educação Infantil de Pelotas


Buscando despertar e desenvolver o gosto pela leitura, motivar os professores de educação infantil a adotarem práticas pedagógicas que incentivem a leitura e ainda formar núcleos de contadores de história, a Secretaria Municipal de Educação (SME) desenvolve o projeto da Biblioteca Itinerante, que leva um micro-ônibus adaptado para biblioteca, a todas as escolas de educação infantil da rede municipal de educação.

f5e672649fcf784cee8ec1231b6082a6
A Biblioteca Itinerante visita uma escola de educação infantil por dia, levando às crianças um acervo com 216 livros de literatura infantil, os quais são lidos pelas professoras destas escolas, dentro da Biblioteca Itinerante. As educadoras reúnem seus alunos na biblioteca, contando a eles historinhas das obras infantis e lhes incentivando a “viajarem” pelo fascinante mundo da literatura infantil.

O projeto foi inaugurado na Feira do Livro de 2008, e, em dezembro do mesmo ano, as professoras das escolas de educação infantil tiveram treinamento para a Biblioteca Itinerante, com a professora de Pedagogia da UFPel Cristina Rosa. A primeira etapa do roteiro da Biblioteca Itinerante foi de 06 de abril a 26 de maio de 2009, e a segunda ocorreu de 17 de novembro a 29 de dezembro de 2009.

Neste ano, a primeira escola a receber a visita da Biblioteca Itinerante será a Escola Municipal de Educação Infantil Ruth Blank, no centro, no dia 25. Dia 26, será a vez da EMEI Antônio Caringi, do bairro Lindóia. A EMEI Lobo da Costa, do Pestano, receberá a Biblioteca Itinerante no dia 29. Encerrando o roteiro do mês de março, os alunos da EMEI Albina Peres, do Areal, utilizarão a biblioteca no dia 31.

Fonte: pelotas.com.br
Redator: Berenice Costa MTB: 11.381
Foto: Divulgação