Bibliotecas do Sesc/RS somam mais de 190 mil empréstimos em 2018

Gênero infanto-juvenil representa 33,8%, seguido pelo consumo de revistas e gibis, com 25% de procura.

Em 2018, a rede de Bibliotecas do Sesc/RS registrou 190.799 empréstimos em todo o Estado, além de 178.491 consultas a livros e revistas, e 200.381 acessos à internet. A maioria das obras retiradas é de gênero infanto-juvenil, com 33,8% de procura, seguida de gibis, mangás e revistas, com 25%, e literatura brasileira, com 13,3%. Livros espíritas (5,87%) e de autoajuda (2,1%) também tiveram espaço entre as leituras dos gaúchos. Os demais empréstimos se referem a outras literaturas estrangeiras, como espanhola, francesa, italiana, francesa, americana e inglesa. Todos os serviços oferecidos são gratuitos e abertos à comunidade, sem necessidade de vínculo ao setor de Comércio e Serviços.

Conforme a auxiliar de Biblioteca do Sesc Canoas, Luisa Vargas Vieira, o número expressivo de empréstimos ao longo de 2018 é também resultado do auxílio dado pelos colaboradores aos clientes. “Vimos ao longo do ano diversos casos de adultos que estavam buscando retomar o hábito de ler ou descobri-lo pela primeira vez. Com um trabalho contínuo de ouvir o que eles procuram e indicar leituras que se adequem a essas buscas, no final do ano inúmeros desses clientes já frequentam periodicamente o espaço solicitando novos empréstimos”, relata a colaboradora.

Além de disponibilizar obras, as Bibliotecas também proporcionam atividades culturais e literárias gratuitas à comunidade, a fim de atrair mais pessoas ao contato com a arte e a leitura, como é o caso de uma frequentadora de Santa Cruz do Sul. “Uma cliente nos relatou que estava procurando uma casa geriátrica, pois estava muito deprimida. Procurou atendimento psicológico e a psicóloga recomendou a nossa Oficina da Memória. Logo que começou a participar, fez amizades e se animou. No final de 2018, nos procurou para agradecer por todo apoio e disse que não quer parar nunca de frequentar o Sesc/RS, pois a sua vida passou a ter sentido”, conta a auxiliar de Biblioteca do Sesc Santa Cruz do Sul, Darla de Souza.

Rede de bibliotecas: O Sistema Fecomércio-RS/Sesc possui 20 bibliotecas fixas e três móveis no Rio Grande do Sul. As Unidades fixas localizam-se nas cidades de Bagé, Cachoeirinha, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Chuí, Erechim, Frederico Westphalen, Gravataí Fixa, Ijuí, Lajeado, Passo Fundo, Porto Alegre (Centro e Navegantes), Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, Taquara, Torres, Tramandaí e Uruguaiana. Já os caminhões BiblioSesc circulam ao longo do ano em Canoas, Porto Alegre, Gravataí e cidades vizinhas. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.sesc-rs.com.br/cultura/bibliotecas.

Fonte: Niágara Braga – Usina de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *