Cacá Carvalho volta ao RS para turnê pelo Arte Sesc


Oito cidades gaúchas receberão, em setembro, a apresentação do espetáculo “Um Nenhum Cem Mil”.

O Arte Sesc – Cultura por toda parte traz de volta aos palcos gaúchos o espetáculo “Um Nenhum Cem Mil”, com Cacá Carvalho. A peça da companhia Casa Laboratório (SP) será atração, entre os dias 5 e 20 de setembro, em oito cidades: Ijuí, Santa Rosa, Carazinho, Bento Gonçalves, Santa Cruz do Sul, Camaquã, Pelotas e Caxias do Sul. “Um Nenhum Cem Mil”, no mês de maio, foi um dos destaques da programação do Festival Palco Giratório Sesc/POA.

O espetáculo conta a história de Vitangelo Moscarda – interpretado por Cacá –, um homem que decide fazer um autoexperimento que consiste na destruição da sua imagem social. Entusiasta da obra do dramaturgo e vencedor do Prêmio Nobel da Literatura, Luigi Pirandello, o ator Cacá Carvalho debruçou-se sobre ela por 20 anos para interpretar o personagem. A peça encerra a trilogia de seu estudo sobre o autor, que inclui também “O Homem com a Flor na Boca” e “A Poltrona Escura”.

Foto: Lenise Pinheiro

A trama, dirigida por Roberto Bacci, fala da crise de identidade um homem, que após ouvir um comentário inútil da mulher, decide cancelar sua identidade, livrar-se de sua história, para virar ninguém. Na encenação o diretor optou por criar alguns lugares de plateia no palco com o objetivo de dar mais força ao espetáculo levando alguns espectadores para sentarem na cena, como uma espécie de testemunha, acompanhando bem mais de perto o anulamento do personagem. Segundo Bacci com a plateia no palco, o espetáculo é feito por um só ator (entre outras pessoas) e não mais somente um monólogo. A classificação etária é de 16 anos.

Confira, abaixo, a programação completa da turnê de “Um Nenhum Cem Mil”. Mais informações podem ser obtidas junto às Unidades Sesc das cidades em que haverá a apresentação e no site www.sesc-rs.com.br/artesesc.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Agenda:

Espetáculo “Um Nenhum Cem Mil”, com Cacá Carvalho
Horário: 20h
* Ingressos a partir de R$ 5,00.

Ijuí
Data: 05 de setembro
Local: Teatro Sesc

Santa Rosa
Data: 08 de setembro
Local: Teatro Sesc Santa Rosa (Rua Concórdia, 114)

Carazinho
Data: 10 de setembro
Local: Auditório do Colegio Aparecida (Rua Bernardo Paz, 114)

Bento Gonçalves
Data: 12 de setembro
Local: Fundação Casa das Artes (Rua Erny Hugo Dreher,127)

Santa Cruz do Sul
Data: 14 de setembro
Local: Auditório do Colégio São Luis (Rua Marechal Floriano, 719)

Camaquã
Data: 16 de setembro
Local: Cine Teatro Coliseu

Pelotas
Data: 18 de setembro
Local: Theatro Guarany (Rua Lobo da Costa, 849)

Caxias do Sul
Data: 20 de setembro
Local: Teatro Sesc (Rua Moreira César, 1246)

Fonte: