Campanha convoca voluntários para ação de limpeza na Praia do Hermenegildo

0
792

Mantenedores

O Caminho dos Faróis convida voluntários de Santa Vitória do Palmar e arredores para ação de limpeza na Praia do Hermenegildo, que fará parte da campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente.

No dia 16 de setembro, celebra-se o Dia Internacional de Limpeza de Praias: todos os anos, milhares de pessoas se reúnem para realizar limpezas de praias e outros corpos d’água em todo o mundo. Este ano, o grupo do roteiro Caminho dos Faróis realizará a limpeza da Praia do Hermenegildo (Santa Vitória do Palmar/RS) e essa ação fará parte da #SemanaMaresLimpos, promovida pela campanha Mares Limpos, da ONU Meio Ambiente.

Logo_mares_limpos_BAIXAMares Limpos
A campanha global da ONU Meio Ambiente convida governos, indústria e cidadãos para acabar com o uso excessivo e desperdício de plásticos descartáveis e eliminar microplásticos em cosméticos, as duas maiores fontes de poluição marinha. Atualmente, estima-se que mais de 8 milhões de toneladas de plástico terminam nos oceanos todos os anos, causando danos à vida marinha, pesca e turismo, e custando pelo menos 8 bilhões de dólares em prejuízo aos ecossistemas marinhos.

A semana entre 16 e 24 de setembro de 2017 ficará conhecida como a #SemanaMaresLimpos de Limpeza de Praias, que reunirá grupos de limpeza de praia que farão ações durante esse período. Os grupos inscritos farão parte da campanha Mares Limpos e coletarão informações sobre o lixo encontrado nas praias. As informações sobre o lixo coletado em cada ação será contabilizada e fará parte do panorama nacional sobre o lixo no mar, subsidiando a elaboração do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, capitaneado pelo Ministério do Meio Ambiente e pela ONU Meio Ambiente. A metodologia de coleta de dados foi elaborada pelo Instituto Ecosurf, parceiro da campanha.

G_CAMINHO_GuiaMarca_01062016Limpeza da Praia do Hermenegildo
Estima-se que até 2050, os oceanos terão mais plástico do que peixes e que 99% das aves marinhas terão ingerido algum tipo de plástico. Impedir que esse triste cenário se concretize está ao nosso alcance.

Janaina Czolpinski, coordenadora da ação educativa no Caminho dos Faróis, convida a todos os moradores da região de Santa Vitória do Palmar para unirem-se a esse esforço para manter o lixo longe dos mares. A participação é voluntária e a ação busca aumentar a consciência da população local e frequentadores sobre a importância de descartar o lixo – especialmente o plástico – corretamente.

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Fonte: Mariangela Amorim

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA