Canoas e Guaíba recebem Concertos Didáticos com a Orquestra da Ulbra


Foto: Sofia Cortese

Nesta semana, dias 21 e 23/9, as apresentações ocorrem em Canoas e Guaíba, respectivamente.

Projeto Concertos Didáticos com Orquestra, viabilizado pelo Pró-Cultura RS, com patrocínio da Vivo, realizará dez concertos para escolas da rede pública em municípios do Rio Grande do Sul, entre os meses de agosto e novembro.

Foto: Sofia Cortese
Foto: Sofia Cortese

A Orquestra de Câmara da Ulbra apresentará três concertos gratuitos para estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas nesta semana: dois em Canoas, na quarta (21/9), e um em Guaíba, na sexta-feira (23/9). A iniciativa faz parte do projeto Concertos Didáticos, que está em sua sexta edição e é financiado pelo Pró-Cultura RS, com patrocínio da Vivo via plataforma Vivo Transforma, com apoio das Secretarias Municipais e Estadual de Educação. Até novembro, serão, ao todo, dez concertos voltados para alunos com idades entre 8 e 12 anos, beneficiando mais de cinco mil crianças.

Em Canoas, as apresentações serão às 14h e às 15h30, na ULBRA – Campus Canoas (Av. Farroupilha, no 8001). Já em Guaíba, o concerto será no Campus ULBRA Guaíba (Rodovia BR 116, 5724 – Moradas da Colina). Todas as apresentações são para escolas previamente inscritas.

Ainda é possível inscrever escolas para os meses de outubro e novembro, pelo email [email protected] .

CONCERTOS DIDÁTICOS COM ORQUESTRA
PROGRAMAÇÃO SETEMBRO

21/9: Concerto Canoas
Horário: 14h
Local: ULBRA Campus Canoas, Auditório A do Prédio 14 (Av. Farroupilha, no 8001)

21/9: Concerto Canoas
Horário: 15h30
Local: ULBRA Campus Canoas, Prédio 1, Auditório (Av. Farroupilha, no 8001)

23/9: Concerto Guaíba
Horário: 14h
Local: Auditório da Ulbra – Campus Guaíba (BR 116, no 5724 – Moradas da Colina)

27/9: Oficina Formação para professores | Novo Hamburgo
Horário: 13h30
Local: Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira (Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66 – Centro – 4º Andar – Sala 14)

Realização: Orquestra de Câmara da Ulbra
Patrocínio: Vivo
Financiamento: Pró-Cultura RS – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Diversidade Cultural
Nos concertos, a Orquestra de Câmara da Ulbra apresentará obras de importantes compositores de diversas nacionalidades, como Vivaldi, J.S. Bach, W.A. Mozart, Ramon Rios e também compositores brasileiros como Ernani Aguiar, Arthur Barbosa, Jacob do Bandolim e Alfred Hulsberg – nascido na Alemanha e radicado em Porto Alegre na década de 1950. O repertório mistura composições clássicas e contemporâneas, que vão do Barroco até composições regionalistas como o maracatu, baião, frevo e choro, culminando na apresentação da música folclórica argentina e gaúcha. O objetivo é democratizar o acesso à música orquestral e formar novas plateias, contribuindo na ampliação dos horizontes culturais dos alunos.

A elaboração do repertório e a regência dos concertos será do maestro Tiago Flores, que desenvolve projetos nesta área há mais de dez anos. Durante o concerto, ele conversará com as crianças, explicando os instrumentos, obras e compositores apresentados. Ao final de cada espetáculo, alunos são convidados a interagir com a Orquestra.

Musicalização para professores
Antecipando cada apresentação, será realizada uma oficina de apreciação e musicalização para os professores. Serão distribuídos para cada escola participante um CD com o repertório executado e cartilhas para os alunos, para que os conteúdos possam ser repassados e trabalhados antes da apresentação. Essas ações buscam fomentar o estudo aprofundado do conteúdo antes e após os concertos.

Vivo Transforma
A série Concertos Didáticos integra a plataforma Vivo Transforma, que promove o desenvolvimento sustentável por meio de iniciativas voltadas à democratização do acesso à cultura e o envolvimento das comunidades. Em 2016, serão mais de 90 projetos apoiados por meio das leis de incentivo fiscal, em diferentes regiões do país, com foco em transformação social, revelação de novos talentos e valorização da cultura nacional.

Fonte: Raphaela Donaduce Flores – Dona Flor Comunicação

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*