Casa do Joquim inicia Nova Fase


Casa do  Joquim
Cleber reiterou os sucessivos empecilhos na SQA para obter Alvará

Um ano encaminhando documentos, correspondendo a novas solicitações da Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental (SQA), e mesmo assim não chegou a Licença de Operação – etapa necessária para que a Secretaria de Urbanismo libere Alvará de funcionamento. Afirmação de Cleber Costa durante entrevista coletiva no começo de abril. Ele integra a coordenação da Casa do Joquim – rua Gen. Telles 755. O espaço cultural, como estava previsto pelos organizadores, durante um ano funcionaria em caráter experimental. As atividades noturnas foram uma fonte de renda para a manutenção da casa cultural. O que não estava previsto, porém, é que passaria o período e a iniciativa continuaria sem alvará. Na coletiva, Costa ressaltou que paira a desconfiança em relação aos critérios e exigências da SQA. Afinal, havia reclamação na vizinhança e possivelmente de alguém com influência no Executivo municipal.

DECIBÉIS – Como capítulo recente, a 18 de março a engenheira Alice Scholl, com a anuência de vizinho e testemunha, acompanhou a medição dos decibéis emitidos pela Casa. A medição foi necessária pois num levantamento efetuado por equipe da SQA, o volume na vizinhança teria sido acima do permitido. Na medição recente, no entanto, mesmo com a mesa de som no máximo, constatou-se que a intensidade ficou abaixo de 55. Com isso, sem caracterizar irregularidade. Cleber salienta que o laudo foi encaminhado à SQA. Para surpresa da coordenação da Casa, porém, quando parecia que havia sido solucionada a celeuma sobre os ruídos, a Secretaria requisitou mais um documento. Trata-se da necessidade de “eficiência acústica”. Além disso, o técnico que tratava do caso há um ano, também foi trocado.

NOVA FASE está começando na Casa, que agrega amigos para o funcionamento como Oficina de Ideias, com espaço para cursos e oficinas.

Carlos Cogoy
* Jornalista, Editor de “Cultura” do jornal Diário da Manhã. Professor de Filosofia – Pelotas/RS.
E-mail: [email protected]
* foto: Carlos Cogoy

Publicado originalmente no site: 3milenio.inf.br