Castelo Simões Lopes Neto em Pelotas é cenário de fotografias surrealistas

0
2346

Mantenedores

“Alice No País das Maravilhas”, este é o título deste trabalho pessoal, do qual, parte de uma re-leitura prévia sobre o conto. O intuito principal foi de correlacionar pontos de aproximação entre essa obra literária e um ensaio fotográfico que envolve aspectos dessa narrativa sob um novo ponto de vista, o mundo surreal.

Foto: Luísa Planella

O local relacionado para compor o cenário de fundo do ensaio, foi o Castelo Simões Lopes Neto, obra do arquiteto Fernando Rullman construído em 1920, que nos remete a um castelo medieval. O Castelo está situado na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, que muito contribuiu para tornar as fotografias mais fantasiosas, mais absurdas, proporcionando uma sensação de estranhamento naquilo que há de familiar, porém sob uma criação surreal baseada no conto de Alice.

Pelo conto abranger o imaginário e o inconsciente, foram desenvolvidos alguns aspectos surreais, dos quais, abarcam algumas técnicas da fotografia que utiliza a desproporção de objetos e a perspectiva forçada, como foram retratadas em algumas fotografias para causarem essa sensação de estranheza. Além de toda uma produção durante o ato de fotografar foi também desenvolvida uma pós- produção que empregou alguns programas de edição para enfatizar os aspectos surreais. A ideia surgiu do próprio livro e do interesse das pessoas que colaboraram para tornar real esse registro.

Alguns elementos foram fundamentais para o desenvolvimento e um bom resultado deste trabalho, entre eles se destacam: o conhecimento de técnicas fotográficas e de edição de imagens, assim como, a maquiagem produzida por Nany Yates que manteve a suavidade e a inocência de Alice, a representação da modelo Ariel Teles, com uma aparência muito próxima, porém mais descolada, simulando-a de forma fiel, a contribuição da loja Bellas Fantasias com seu figurino, o registro dos bastidores durante o ensaio de Cristiana Oliveira e a assistente de produção Jéssica Nizoli. O trabalho terá continuidade com outros personagens desta história e também se baseará em outros contos, assim como características surrealistas e o aprofundamento de técnicas como gigantismo, desproporção e perspectiva forçada.

Equipe:
Fotógrafa: Luísa Planella
Modelo: Ariel Teles
Make up & Hair: Nany Yates
Figurino: Loja Bella Fantasias
Fotógrafa do Make Off: Cristiana Olveira
Assistente de produção: Jéssica Nizoli

Para maiores informações:
E-mail: luplanella@hotmail.com
Site: http://focoperspectivo.wix.com/photoluisaplanella?from_fb=1

SEM COMENTÁRIO