Chasque vai de Guaíba a Piratini com cavaleiros revivendo a saga dos farrapos

Um grupo formado por dez cavaleiros revive desde terça-feira(30) os passos dos heróis farroupilha trilhando estradas interioranas, margeando a Lagos dos Patos e levando na garupa a alma das tradições gaúchas. A Cavalgada Cultural do Chasque no Caminho Farroupilha tem a missão de percorrer oito cidades, chegando a Piratini no dia 11 de setembro, para entregar o chasque ao Governador Tarso Genro. 

Os integrantes da Associação dos Cavaleiros da Cavalgada Cultural da Costa Doce, presidida por Carlos Gonçalves, partiram de Guaíba na terça-feira(30), onde ocorreu uma cerimônia junto ao Cipreste e a Casa de Gomes Jardim, um dos líderes da Revolução Farroupilha. “Ali foram traçadas as estratégias finais para invasão à Porto Alegre, em 1835”, informa Carlos. Foi também naquela casa que posteriormente faleceu o General Bento Gonçalves, acometido de problemas pulmonares. O roteiro inclui ainda as cidades de Guaíba, Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, Camaquã, São Lourenço do Sul, Canguçu e Piratini, a Capital Farroupilha. Durante o percurso novos cavaleiros estarão integrando o grupo.

Hoje(31) eles estão cruzando os municípios de Barra do Ribeiro e Tapes e amanhã(1º) chegam a Arambaré. Nas margens da Lagoa dos Patos, os cavaleiros visitarão o local onde ocorreu o desembarque das tropas imperiais comandadas pelo célebre Moringue. O grupo passa ainda por Camaquã e chega a São Lourenço do Sul na sexta-feira(2), onde acampam na localidade do Boqueirão, em uma fazenda que pertenceu a um primo do General Bento Gonçalves, na zona rural da cidade. “Era um local de suporte das tropas, onde eram repostos suprimentos e carne para os farrapos”, complementa Carlos. Na segunda-feira(5) os cavaleiros já estarão em Canguçu, onde pernoitam no CTG Sinuelo e de lá seguem para Piratini, onde estará instalado o Governo do Estado

 

Gabriela Mazza
Satolep Press
www.satoleppress.com

Uma resposta para “Chasque vai de Guaíba a Piratini com cavaleiros revivendo a saga dos farrapos”

  1. Porque é difícil de encontrar bons sites com esse. Obrigado pelo conteudo de qualidade. ABraço e sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *