Cinema em Pelotas: Fio da Navalha está de volta com Blue Bird


Foto: divulgação-Fio da Navalha

Dentre outros projetos, o grupo pretende lançar o filme ainda este ano.

No cenário rico, de personagens diversos e inspirações que surgem do cotidiano, encontra-se a matéria prima de uma obra constituída a partir do universo pessoal e coletivo existente na cidade. Basta parar e observar. Exercitar o olhar. Nesse momento, um ambiente convidativo, de confraternização e reecontro, soa como uma boa pedida quando o assunto é aquele happy hour, sempre bem vindo e a tempo, não é mesmo?

Foto: Isabelli Domingues

Chegamos no restaurante Mosa. Agora, que tal escolhermos uma mesa, puxarmos a cadeira e pedirmos aquela bebidinha de sempre, hein? E tudo isso, na companhia pra lá de especial dos amigos do Fio da Navalha! Num clima agradável e descontraído, falamos do início do grupo e dos projetos para oo futuro. Sejam bem vindos! Podem chegar que a conversa está só começando!

por : Isabelle Domingues

Da telinha à telona
“O objetivo é mostrar essa cultura. Não aquilo que está toda hora na tv. Buscar num cantinho, o que está acontecendo e faz parte da tradição da cidade, mas não foi eleito”. (Carla Ávila)

Nem mesmo a genialidade de Charles Bukowski (1920-1994) poderia imaginar que um dia teria admiradores tão talentosos. Tendo o poeta e escritor alemão como uma de suas principais referências, o Fio da Navalha é um espaço de arte e comunicação, onde as temáticas abordadas divulgam talentos locais e manifestações de arte em geral, na cidade de Pelotas. Expressam a cultura marginal, através da sociologia, antropologia e história, numa perspectiva popular.

Inicialmente dedicado à literatura transgressiva, realista, onde bares, ruas e personagens do cotidiano figuravam como temática principal dos textos e imagens postados de forma conjunta, o blog de Luis Fabiano, escritor e diretor, foi tomando corpo. A literatura abriu um grande leque. Num determinado momento, o blog não conseguia mais dar conta, já não era o suficiente.

Um site foi criado. Em seguida, com a participação dos amigos, da-se inicio ao trabalho desse grupo de colaboradores, amantes das artes, que vem se tornando referência na região. “O objetivo é mostrar essa cultura. Não aquilo que está toda hora na tv. Buscar num cantinho, que está acontecendo e faz parte da tradição da cidade, mas não foi eleito. A minha inspiração é essa, pensar a cultura popular. Isso que me instiga, me levou a participar desse grupo”, diz a professora e produtora Carla Ávila.

Visite: http://ofiodanavalha.com/

O Vôo do Pássaro Azul
“A ficção não é tão ficção. Ela está bem próxima da realidade.” (Luis Fabiano)

Flávio Dornelles e Moizes Vasconcelos - Foto: Luís Fabiano

Você por acaso já imaginou qual seria o lugar mais frequentado por Bukowski, nos dias atuais? O Fio da Navalha buscou responder essa pergunta e o resultado foi unânime… O Pássaro Azul! No tradicional bar pelotense, com mais de 62 anos de existência, eles acreditam que facilmente encontrariamos o autor tomando sua cerveja, solitário, e vendo os tipos mais variados passando por lá, todos os dias.

Frequentadores da casa, localizada na avenida Bento Gonçalves – Centro, o grupo percebeu, na ambientação do lugar, a oportunidade perfeita para uma filmagem. Surge então o novo projeto, intitulado “Blue Bird”. Inspirados no poema de mesmo nome, pertencente ao livro “A Última Noite dos Poemas da Terra”( 1992), de Charles Bukowski. Trata-se de uma homenagem ao bar Pássaro Azul e também ao autor de obras memoráveis como: “Factotum”, “Misto Quente”, “Mulheres” e “Cartas na Rua”.

O objetivo era de ir muito além do poema. Trazê-lo para o bar. No enredo, um pouco da temática existencialista do poeta e seus personagens marcantes, ganham vida ao saltarem das páginas de sua obra e interagirem em meio ao público que frequenta o Pássaro Azul.

Julio Sperling, como Belane, Moizes Vasconcelos e Helcio Fernandes - Foto: Luís Fabiano

Uma das caracterísicas marcantes do grupo é o modo como se relacionam com os atores envolvidos em seus projetos cinematográficos. A prioridade é justamente firmar uma parceria com os atores. Eles não somente executam, como também participam da construção da obra. “Isso é o legal do filme! Essa construção, improvisação, a coisa real, viceral! É o que mais nos interessa, na verdade. O personagem cria e se constrói alí. No Bluebird, a gente escolheu os atores pelo perfil que eles tem na vida real. O cara tem aquele viés, aquela personalidade. Esse é o grande ponto! A ficção não é tão ficção. Ela está bem próxima da realidade”, revela o diretor Luis Fabiano.

Segundo Carlos Ferreira, jornalista, fotógrafo e editor, as filmagens de Blue Bird representaram maior desafio. “Envolveu mais técnica, uma preparação melhor, equipamento melhor. Envolveu estarmos mais experimentáveis. Eu sou apreciador de arte e a história comigo é aprender. O nosso viés principal é mostrar o que está oculto, o que está escondido. Esse é o nosso prazer!”, afirma.

Julio Serling, cineasta, está acostumado a trabalhar em edição e finalização de filmes, mas em Blue Bird, pode exercitar outro de seus talentos, o de atuar. Viveu ninguém mais do que Nick Belane, o emblemático detetive, personagem principal do livro “Pulp” de Bukowski

O convite veio de Luis Fabiano, seu colega de trabalho noutras produções fílmicas, como “Entre Nós”, curta metragem selecionado para o festival de cinema de Gramado, este ano. “Achei interessante a mescla de um personagem do livro com um dos poemas mais bacanas de Bukowski. Por gostar da literatura do Buk, acabei topando”, diz ele.

Helcio Fernandes - Foto: Luís Fabiano

Além de Sperling, diversos outros nomes consagrados do teatro local e da região, já passaram pelas produções do Fio da Navalha. Flávio Dornelles, Hélcio Fernandes, Jandira Britto e Marcia Monks, são alguns deles. As filmagens de Blue Bird iniciaram e acabaram em janeiro, no Pássaro Azul, durante o seu horário de funcionamento. Atualmente, a obra está sendo editada e seu lançamento está previsto ainda para este ano.

E não pára por aí…
Além de Blue Bird, outros projetos que estão prestes a sairem do forno, são os documentários “Flávio Dornelles – Palcos de Minha Vida”, contando a trajetória de um dos atores e diretores mais relevantes no cenário do teatro em Pelotas, e “Ilha de Mar Grande”, sobre o grupo de capoeira do mestre e cantor Marquinhos Brasil. Ambos se encontram em processo de finalização.

Outra novidade para 2016 é o lançamento da Web Serie “Todas As Mulheres Em Mim”, cujo primeiro episódio está previsto para ir ao ar, através do portal do grupo, por volta de março de 2016, no Dia Internacional da Mulher.

“Coisas Que Odeio Em Você”, lançado na metade deste ano, é uma forma divertida de refletir sobre a frase: “Eu odeio isso!”. Quer saber o que de fato é esse ódio. Será que você realmente odeia? Nasceu a partir de uma conversa com o ator Vagner Vargas e Teci Pereira.

Na trama, os dois amigos passam a contar um caso e outro, sobre as coisas que eles odeiam. Não demora muito e outras pessoas também são convidadas a participar. Câmera ligada e a pergunta que não quer calar: “E aí, o que tu odeias?!” Esse enfrentameto com o próprio eu, permeia a história que se desenrola através das particularidades de cada personagem e no instigante universo das relações humanas.

De tanto pesquisar cultura e garimpar a arte local, essa mesma arte acabou por ser encontrada dentro de cada um dos integrantes desse talentoso grupo. Difundindo o conhecimento, sendo amantes do belo, como assim se descrevem no portal do grupo, valorizando os artistas, hoje, eles também são nossos artistas. Estarão, a partir de agora, na mira dos holofotes. E com o mesmo orgulho, respeito e admiração dedicados por eles a todos com quem trabalham, a equipe e-cult deseja-lhes muito sucesso e aguarda, ansiosamente, na plateia, o lançamento de Blue Bird!

A Equipe
Locação: ambientado do Bar Pássaro Azul
Atores: Andréa Schönhofen
Dione Silveira
Flávio Dornelles
Hélcio Fernandes Junior
Jandira Britto
Júlio Sperling
Moizes Vasconcellos
Paulo Azambuja
Rui Carlo
Teci Pereira Jr.
Direção de Arte: Carla Avila
Liza Bilhalva
Direção de Fotografia: Rogério Peres
Daniela Xu
Cláudio Ferreira
Produção: Carla Avila
Direção/ Roteiro: Luís Fabiano

Foto: divulgação-Fio da Navalha